O Brasil estará comemorando, na próxima segunda-feira (8), o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi criada como alerta e conscientização sobre o problema. O colesterol alto gera inúmeros malefícios ao corpo humano, o principal deles são as doenças cardiovasculares, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, são a primeira causa de mortalidade no Brasil.

O colesterol alto gera inúmeros malefícios ao corpo humano, o principal deles são as doenças cardiovasculares

A medicina entende que há três tipos de colesterol no corpo humano: o HDL, considerado o bomcolesterol, o LDL, considerado o colesterol ruim e o Total, que engloba o HDL e LDL, além de outras partículas de gordura. De forma simplificada, colesterol é uma partícula de gordura, e ela é responsável por várias funções no organismo. O problema começa quando o LDL está em excesso.

Você já deve ter feito exame de sangue para o médico observar como está seu colesterol, certo? Isso porque, as informações que o exame revela, pode nortear várias atitudes do médico com relação à sua saúde. Ele pode ver se você está desenvolvendo diabetes, por exemplo.

É o caso da dona de casa, Maria da Paz Silva, que tem diabetes do tipo 2 e sempre está acompanhando o nível do colesterol no sangue. “Desde que descobri o diabetes, tenho sempre que fazer periodicamente exames de sangue, para o médico e eu sabermos como está glicose, colesterol, triglicerídeos. Dependendo do exame, preciso mudar algo na alimentação ou melhorar a questão dos exercícios também. Manter uma alimentação leve e saudável ajuda muita a gente não ter sustos”, explica.

Por isso, pacientes que têm níveis altos de colesterol LDL precisam de cuidados especiais com a alimentação e atenção para uma dieta com baixo teor de gorduras saturadas (frituras, por exemplo).Segundo especialista, além de melhorar a alimentação são necessários que se desenvolvam hábitos saudáveis como exercícios aeróbicos realizados de forma regular. Estas atitudes podem reduzir entre 15 e 20% os níveis desse tipo de gordura.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia atualizou, em 2017, a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, nela além de várias orientações sobre o que deve ser estimulado e limitado, tem também uma parte dedicada ao que devemos excluir do nosso dia a dia, tais como: gordura Trans, pois aumenta a concentração do LDL; a bebida alcoólica, principalmente se o paciente já mostra uma taxa de triglicerídeo alta; o tabagismo, isso porque a prática de fumardesenvolver danos às artérias coronárias, estas artérias são importantíssimas, pois são responsáveis por levar sangue rico em oxigênio e nutrientes do ventrículo esquerdo para o miocárdio (uma das partes do coração).

Recommended Posts