O calor intenso pode ajudar no aumento dos casos de infecção urinária. Isso porque, com a chegada desse calor, muitas pessoas acabam não se hidratando de forma adequada e a consequência disso é a produção de menos urina.

Já aconteceu de você ter uma frequente vontade de fazer xixi, sentir dor ou queimação, além de perceber um cheiro muito forte? Isso pode ser infecção urinária, sintomas que pode variar bastante de uma pessoa para a outra, principalmente de acordo com o local do sistema urinário afetado.

Os principais sintomas são os citados, mas a dor durante o ato de urinar é um dos sintomas mais característicos pelas pessoas que apresentam o problema. A dor se inicia com quadro de ardência ao urinar e vai piorando durante toda a micção.

O calor intenso pode ajudar no aumento dos casos de infecção urinária. Isso porque, com a chegada desse calor, muitas pessoas acabam não se hidratando de forma adequada e a consequência disso é a produção de menos urina.

Estas infecções urinárias podem estar associadas às bactérias. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 80 a 85% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli). Ganha o nome de cistite, os quadros de infecção urinária que mais atingem a bexiga por causa do aumento do calor.

As mulheres são mais atingidas pelo problema e isso se explica pelo fator anatômico feminino. Por causa do tamanho da uretra feminina, a bactéria encontra com facilidade uma forma de se instalar na região. Mulheres entre 20 e 40 anos e grávidas são as mais afetadas, de acordo com a Fundação Pró-Rim. Outro fator é a higiene. Por isso, éextremamente necessário ter cuidado com a forma como se higieniza o local, cuidados com a relação sexual e uso de absorventes.

Dicas para evitar a infecção

Segundo a Fundação Pró-Rim, a patologia tem alguns sintomas bastante conhecidos, mas existem outras situações especiais devem ser levadas em conta, tais como: Obesidade; Intestino preso (constipação); Doenças da próstata e Cálculos renais.

Para evitar a doença, médicos indicam medidassimples a serem incorporadas ao dia a dia, como: ingerir bastante líquidos; urinar em intervalos de 2 a 3 horas; tratar a constipação intestinal (caso houver) e sempre urinar antes de dormir.

Tratamento

Orientado por um clínico geral ou médico urologista, o tratamento para a infecção urinária inclui a toma de antibióticos. O tratamento deve ser respeitado pelo paciente, pois quando os cuidados não são feitos de forma correta, a infecção pode chegar aos rins, levando às complicações.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *