A síndrome potencializa a ansiedade, causa insônia, irritabilidade, cansaço, esgotamento físico/mental, problemas de memória, flutuação de humor, dor de cabeça dificuldade de concentração”, explica Kamyla.

No final do mês de setembro a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ganhou destaque nas redes sociais por causa da funkeira e youtuber Dani Russo. A jovem de 24 anos explicou a seus 13 milhões de seguidores no Instagram que o motivo de seu sumiço da internet foi devido uma forte crise ligada à Síndrome do Pensamento Acelerado, que revelou ter sido diagnosticada em 2021.

No último dia 29, por meio de uma foto deitada em uma maca, Dani Russo escreveu: “Já estou sendo medicada. Já já está tudo ok. Mandem melhoras para mim, família”. Mas afinal o que é esta Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que levou uma jovem de 24 anos a parar em uma maca de hospital?

Identificada por Augusto Cury, a SPA é uma alteração  onde a mente fica repleta de pensamentos. Com a mente “cheia” durante o período que o paciente fica acordado, gera uma dificuldade de se concentrar e as consequências disso é o desenvolvimento de outros problemas.

As origens para este quadro podem estar em transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Outros casos pode ser também efeito do uso de drogas, como cocaína. 

Segundo a psicóloga, Kamyla Portela, esta síndrome normalmente está associada com a ansiedade. “Éresultante dos excessos que somos expostos diariamente como: excesso de informação, de estímulos tecnológicos e pressões externas (como escolar e no trabalho). A síndrome potencializa a ansiedade, causa insônia, irritabilidade, cansaço, esgotamento físico/mental, problemas de memória, flutuação de humor, dor de cabeça dificuldade de concentração”, explica.

Para tratar a SPA o ideal é o paciente buscar o quanto antes ajuda de um psicólogo. “Pode ser tratada principalmente com acompanhamento psicológico para ajudar no controle e abrandamento dos sintomas, podendo aliar também com o tratamento com um médico psiquiatra”, detalha a psicóloga.

Dicas para combater a síndrome

A principal coisa que se deve ter em mente para combater essa síndrome é ter com prioridade o autocuidado, tanto físico como mental.

Pontuamos abaixo as principais dicas da psicóloga, Kamyla Portela, para investir como autocuidado:

– uso moderado de tecnologias (celular, tv, tablets, dentre outros), aprendendo a ter momentos mais off-lines;

– Descobrir formas de desacelerar, relaxar;

– Tentar se concentrar/ fazer uma coisa de cada vez;

– Adotar uma rotina de atividade física;

– Ter momentos de lazer.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *