Dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, a campanha “Novembro Azul” é uma ação que tem ganhado cada vez mais força no Brasil, pois incentiva os homens a buscar ajuda médica desde cedo. A iniciativa que é internacional teve origem na Austrália em 2003 e ganhou impulso no Brasil em 2008.

Mas você já parou para pensar o que é mesmo o câncer de próstata e porque grande parte dos homens brasileiros tem resistência em procurar médicos para buscar diagnóstico?

O câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnostico (por isso a importância do acompanhamento médico), desta forma quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura, de acordo com o Ministério da Saúde.

A doença é um problema que surge na próstata, órgão masculino, com formato semelhante a uma castanha, responsável pela produção de fluidos que constituem o esperma e fica localizado logo abaixo da bexiga e à frente do reto. No Brasil a incidência dos casos preocupa. Segundo informações da Agência Brasil, em 2019, foram registradas 15.983 mortes em decorrência do câncer de próstata; em 2020, 15.841 e, em 2021, 16.055.

Em fase avançada, a doença que se apresenta geralmente entre homens de 50 anos, pode apresentar os seguintes sintomas: dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina.

A medicina conhece atualmente dois tipos de câncer de próstata, são eles: o adenocarcinomas, que são responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata; e os carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas, que constituem os 5% são bem mais raros.

Diagnóstico

O exame de toque retal, que dura poucos segundos e é praticamente indolor, é um exame que causa desconforto apenas se a próstata estiver com grande inflamação. E o Antígeno Prostático Específico (PSA), que basicamente é um exame de sangue utilizado para pesquisar o câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas da doença.

Por ter a tão temida questão do toque retal, muito homens se amedrontam diante da questão e acabam adiando ou se recusando a fazer o exame, isso tudo por pura questão cultural e desinformação.

Prevenção

A única forma de se prevenir com relação ao câncer de próstata é ter uma boa relação com o corpo (cuidados básicos com higiene, boa alimentação e atividades físicas) e mantendo uma boa relação com a ida ao médico. Especialistas indicam que mesmo na ausência de sintomas, homens devem, a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, buscar ajuda de urologistas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *