O trabalho em frente ao computador, o uso em excesso dos smartphones e até mesmo o modo errado de sentar pode estar levando muitas pessoas, especialmente os mais jovens a recorrer a uma medida rápida de solução de problema, que é o uso do colete corretor de postura.
Vendido livremente na internet por valores que giram em torno de R$ 45 a R$ 55 (outros chegam a ser bem mais caro que isso), o objeto causa controvérsias entre fisioterapeutas. Alguns não veem grandes problemas em seu uso livre, porém outros já apontam que o uso do objeto precisa de uma avaliação, porque de acordo com estes especialistas, o mau uso pode contribuir para a piora da postura.
O objeto não tem nada de complexo, lembra o sutiã do guarda-roupa feminino, mas sem a parte da frente. Ele é usado como uma mochila, só que deixando a postura imediatamente mais ereta, sendo assim ideal para quem tem muita dificuldade em manter a posição por um longo período.
A grande questão é que o corretor postural, no entanto, é utilizado em alguns tratamentos de doenças relacionados a dores nas costas ou coluna e muitos especialistas julgam que seu mau uso pode desencadear problemas, por isso a necessidade de conversar primeiro com um médico antes de usá-lo espontaneamente.
Segundo a fisioterapeuta da Unifisio, Mayara Lima, o uso sem orientações do corretor postural não causa nenhuma problema, mas pode agravar situações pontuais.
“Se o paciente tem uma má postura ou ombros caídos, por exemplo, o corretor de postura vai ajudar a alongar o tórax, mas isso vai alongar somente enquanto o paciente está usando o objeto. Na hora que tira, os ombros desabam novamente porque não foi tratada a causa. O corretor postural faz com que a musculatura perca a ação funcional e não trata a causa do problema. O indicado é um tratamento que tenha o objetivo de tratar a causa do problema postural”, explica.
De acordo com ela, quando um paciente busca esse tipo de objeto é porque há um problema a ser corrigido, por isso a profissional indica ainda que seria mais recomendável um tratamento que atue diretamente na causa da má postura.
“O indicado seria o Alinhamento postural associado ao EMP (Estabilização Muscular Postural). Nesse programa muscular o paciente irá fortalecer grupos musculares essenciais para corrigir a postura curvada, fazendo uma abertura do tórax e alinhando as estruturas que precisam ser corrigidas e fortalecidas. Não necessitando assim do uso do colete, pois a própria musculatura que foi fortalecida fará a função dela de alinhar as estruturas e mantê-las mais próximas da anatomia funcional saudável e sem desconfortos”, esclarece.
No comment yet, add your voice below!