O esporão calcâneo é um crescimento anormal do osso localizado na parte inferior do osso do calcanhar. O problema inicia de forma assintomática (ou seja, sem nenhum tipo de incomodo), mas pode ser diagnosticado por meio de radiografia..
A causa desse problema ocorre quando o cálcio se acumula na parte de baixo ou na região posterior desse osso, próximo à inserção do tendão de Aquiles. Quando há dor no calcanhar, significa que a problema está avançando. Outra característica típica deste problema é que sua dor alivia quando o paciente repousa, mas voltar a doer intensamente quando faz algum esforço.
Há alguns fatores de risco para entender o surgimento do esporão calcâneo, destacamos abaixo os principais entre eles:
– Diabetes;
– Obesidade;
– Uso de calçado inadequados, especialmente quem tem “pé chato”;
– Pessoas com idade acima de 40 anos;
Diagnóstico
Como afirmamos no início deste texto, o surgimento do esporão calcâneo pode ser diagnosticado por meio de radiografia. Esse diagnóstico, no entanto, também leva em consideração a história de vida do paciente, isso porque se pode confundir o diagnóstico com a fascite plantar.
Este último é na verdade uma inflamação que acomete a membrana que se estende desde o osso calcâneo até os dedos do pé. Já o esporão do calcâneo é uma saliência óssea.
Tratamento
Para alívio rápido das dores causadas pelo problema e controle sobre os sintomas, a indicação é utilizar compressas geladas na região da dor, além de elevar o membro afetado.
Porém o tratamento para esporão calcâneo está em várias possibilidades, ou seja, vai depender do médico responsável sobre o uso de algumas técnicasque podem ser: uso de palmilhas ortopédicas de silicone sob o calcanhar; terapia por ondas de choque; fisioterapia, exercícios de alongamento; massagens; cirurgias, reservada apenas para os quadros graves.
Cuidados para evitar o problema
A principal atitude para evitar o surgimento do esporão calcâneo é ter alguma atividade física prazerosa, que seja executada com cuidados para prevenir lesões, como fazer adequadamente um bom alongamento ao início de cada atividade física escolhida; usar calçados e roupas adequadas para a prática do exercício para evitar lesões musculares, ósseas e até na pele; manter o controle de um peso saudável de acordo com seu organismo, entre outros.
No comment yet, add your voice below!