Quedas para a população idosa é um evento com potencial devastador. Isso porque além de levar a um machucado sério, pode indicar o início de algum problema de saúde. Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos, segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério Da Saúde.
O motivo por trás das quedas na vida dos idosos, é que com o avançar da idade, os ossos vão se enfraquecendo, mas não se resume a isso. As quedas de idosos que moram em casas de repouso, por exemplo, ocorre comumente em decorrência de falta de equilíbrio, confusão mental, vertigem, distúrbio de marcha. Já dentro do ambiente familiar, as quedas ocorrem por fraqueza, mudanças no ambiente (como a troca de um móvel de lugar) ou até início de lesões, especialmente o Sistema Nervoso Central, entre outros.
Além disso, evitar as quedas é muito importante, pois pessoas idosas, especialmente com idade avançada, têm mais riscos de ter uma calcificação lenta e incompleta, em caso de fratura, o que pode comprometer vários aspectos da vida desse idoso, desde impulsionar um quadro de fragilidade emocional, até questões econômicas, se for um idoso que realiza algum tipo de trabalho, por exemplo.
Fatores de Risco
Há uma variedade de risco, quando se trata da exposição de idosos no ambiente onde está instalado, especialmente se ele já tiver um quadro de fraqueza, equilíbrio, vertigem, entre outras coisas. Oferecer um ambiente minimamente pensado na segurança para um mobilidade eficiente é chave para prevenir acidentes.
Porém, mesmo pensando em segurança, há fatores de risco que não devem ser ignorados. As quedas, além de estarem associadas ao avançar da idade, principalmente em idosos com 80 anos ou mais, podem estar associadas a outros fatores como: mobilidade reduzida, histórico de quedas, fraqueza muscular, doença de Parkinson, danos cognitivos, baixa aptidão física.
Como prevenir as quedas
Adaptar o ambiente que um idoso vive é uma das melhores formas de prevenir quedas e dar mais confiança para o idoso se movimentar livremente. Por isso, pensamos em algumas dicas simples que podem ajudar as famílias a se organizarem melhor.
1 – Deixe uma luminária ou lanterna e um telefone ao lado da cama – caso o idoso precise ir ao banheiro à noite, isso facilita o acesso à luz elétrica.
2 – Calçados com solado antiderrapantes – calçados com solado antiderrapante têm menos risco de escorregar.
3 – Atenção nas adaptações do banheiro – ter um banheiro com fácil acesso a objetos, produtos e iluminação são o ideal, assim como instalação de barra de apoio, ajuste na altura do vaso sanitário deve ser repensada.
No comment yet, add your voice below!