Conviver com o diabetes não é uma tarefa fácil. Desde quando o paciente descobre a doença, uma rotina que envolve muita atenção nos alimentos que consome, nas atividades físicas e principalmente no controle da glicemia, passa a fazer parte do dia a dia muitas vezes vem acompanhada de preocupação.

Somado a isso, ainda há outra questão que afeta muito estes pacientes: a dificuldade na cicatrização de feridas no corpo. Isso porque, quando o diabetes está mal controlado pode acarretar na alteração das funções dos leucócitos. 

Estas lesões, ou feridas, muitas vezes são causadas por ações externas, ou seja, o paciente se furou, perfurou, cortou, caiu e ralou a pele em situações do cotidiano. Se não tratadas de forma adequada desde o início, pode gerar consequências graves. Em casos extremos, o paciente pode sofrer uma amputação.

Logo de início, quando ocorre a lesão, a primeira providencia que o paciente pode tomar é limpar a região com água e sabão e em seguida buscar ajuda. Na Unifísio Saúde, temos uma excelente equipe de enfermeiros que pode ajudar. Além disso, contamos com uma equipe multiprofissional que atende pacientes em home care.

Estes profissionais são essenciais, pois o trabalho de cuidados, prevenção e supervisão pode garantir melhor tratamento e qualidade de vida para os pacientes, especialmente os que se encontram acamados. Cuidado quetambém temos em casos crônicos.

O enfermeiro(a) que atua no tratamento de lesões em diabéticos ou mesmo na prevenção de lesões, no caso de pacientes ostomizados, é responsável por analisar e assegurar a qualidade assistencial no cuidado individual da pele do paciente, prescrevendo a melhor conduta. 

Pé diabético

Somado a isso, ainda há outra questão que afeta muito estes pacientes: a dificuldade na cicatrização de feridas no corpo. Isso porque, quando o diabetes está mal controlado pode acarretar na alteração das funções dos leucócitos. 

Em se falando em paciente com diabetes é importante falar do “pé diabético”, que é um problema que surge nos membros inferiores e acontece quando uma área passou a infeccionar e desenvolveu uma úlcera. Os sintomas frequentes que se apresenta são sensações de queimação e formigamentos.

O principal cuidado para os pacientes com pé diabéticos é cuidar dos níveis de glicemia, além de cuidar bem da higiene dos pés, mantê-los sempre hidratados, para que a pele tenha certa elasticidade, fazer autoexame da região todos os dias e usar calçados confortáveis. 

O tratamento do pé diabético é feito verificando primeiro a gravidade da lesão do paciente. De forma geral, há o uso de remédios antibióticos, pomada antimicrobinada, se for o caso, troca diária dos curativos, além do controle da diabetes.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *