Os pacientes domiciliares muitas vezes têm dificuldade de acesso à uma boa assistência nutricional e de garantir que eles estejam recebendo uma boa nutrição. É por isso que eles precisam de atenção multidisciplinar, pois em um momento de recuperação é de extrema importância fornecer alimentos e recursos nutricionais adequados. Neste ponto, ter assistência nutricional se faz muito importante para que os resultados esperados sejam alcançados.

A assistência nutricional pode acontecer de diversas formas, desde uma pequena adaptação no cardápio do paciente, a intervenções mais diretas formulando dietas mais rebuscadas e controladas, pois depende muito do momento que o paciente está enfrentando.

Mas esta assistência nutricional não pode ocorrer de qualquer jeito ou feita por qualquer pessoa, ela precisa passar pela supervisão de um nutricionista que conheça a história daquele paciente. Assim, com a orientação e o apoio corretos, estes pacientes podem ter opções alimentares mais saudáveis e que de fato podem auxiliar na recuperação e melhorar sua qualidade de vida em geral.

Por que a atenção especial de um nutricionista?

Um atendimento nutricional de qualidade está intimamente relacionado a uma individualidade. Não existe um atendimento generalizado. Ele vai ser direcionado para a patologia, para a condição, para via de alimentação daquele paciente, se ele se alimenta via oral, por sonda. Então para ter qualidade, o atendimento deve ser específico para aquele paciente”, explica a nutricionista da Unifísio, Ana Karoline Carvalho.

A maioria das pessoas pensam em alimentos líquidos ou pastosos, muitas saladas, geleias e sucos naturais quando se fala de paciente acamados, porém estes alimentos podem acabar prejudicando, uma vez que não são “estratégicos” para auxiliar a recuperação daquele corpo. Ou seja, apenas um nutricionista saberia o que seria mais benéfico no cardápio de um paciente cardíaco, diabético, entre outros.

“Um atendimento nutricional de qualidade está intimamente relacionado a uma individualidade. Não existe um atendimento generalizado. Ele vai ser direcionado para a patologia, para a condição, para via de alimentação daquele paciente, se ele se alimenta via oral, por sonda. Então para ter qualidade, o atendimento deve ser específico para aquele paciente”, explica a nutricionista da Unifísio, Ana Karoline Carvalho.

Além disso, devemos destacar que uma alimentação saudável também pode ajudar a melhorar a saúde mental e o humor. Esta seleção dos melhores alimentos vai obedecer a regras gerais como comer uma dieta rica em nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B e vitamina D, pode ajudar a melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de depressão e ansiedade, por exemplo.

Desafios

Para pacientes em atendimento domiciliar, manter uma dieta saudável pode ser um desafio, especialmente se eles estiverem lidando com mobilidade limitada ou dor crônica. Por isso a Unifísio Saúde conta com vários profissionais nutricionistas que podem ser solicitados para melhorar a recuperação do paciente. É importante destacar que nosso profissional em atendimento home care buscará informações sobre a situação do paciente para selecionar os melhores alimentos e suas quantidades.

“O atendimento nutricional no home care, ele é feito no domicílio do paciente, onde vai ser feito uma avaliação física dentro das possibilidades. Caso o paciente peça a gente pesa na balança, caso não, são auferidas as circunferências que nos auxiliam a estimar peso, altura deste paciente e com isso prover uma alimentação adequada. Entre os critérios estão: peso, circunferências, as doenças que o paciente possui, […] a via de alimentação”, finaliza a nutricionista.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *