Aquela dor na planta dos pés que tanto incomoda e afeta negativamente as atividades do dia a dia pode ser ocasionada por diversos problemas, mas a causa mais comum é uma inflamação conhecida como fascite plantar.

A fascite plantar é uma condição dolorosa que afeta a parte inferior do pé, especificamente a faixa de tecido que conecta o osso do calcanhar aos dedos. É uma das causas mais comum de dor no calcanhar.

A doença inflamatória ocorre principalmente entre homens e mulheres na faixa dos 40 e 60 anos. O público mais afetado, no entanto, são pessoas obesas, com sobrepeso, e atletas que se utilizam bastante do uso excessivo ou esforço repetitivo, concentrando sua força nos pés para executar os movimentos do seu esporte, como: corredores e ginastas, por exemplo.

Aquela dor na planta dos pés que tanto incomoda e afeta negativamente as atividades do dia a dia pode ser ocasionada por diversos problemas, mas a causa mais comum é uma inflamação conhecida como fascite plantar.

Como surge o problema?

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, sendo um tecido que funciona como elo entre a musculatura do pé com os ossos e permite que caminhemos. Este tecido atua como um amortecedor e suporta o arco do pé, por isso o uso excessivo ou esforço repetitivo causa problemas nesta região. Com a inflamação o simples ato de caminhar acaba gerando uma dor aguda na região, incomodando bastante.

Tratamentos

Felizmente, a fascite plantar é uma doença com boa evolução e bom processo de recuperação, geralmente. Especialistas afirmam que 90% dos pacientes acometidos com este problema acabam melhorando de maneira satisfatória com o passar de alguns meses, desde que respeitando o tratamento adequado recomendado pelo médico.

Os tratamentos mais eficazes incluem primeiramente descanso para o pé afetado. Isto porque é necessário que se evite atividades que agravem a condição. Há também tratamentos que incluem exercícios de alongamento para aliviar a dor e evitar mais danos à fáscia plantar.

Em caso de pacientes com problemas mais avançados, outros tipos de cuidados serão aplicados. Como a utilização de órteses, que são palmilhas feitas sob medida, podem ajudar a apoiar o arco do pé e reduzir a tensão na fáscia plantar; buscar ajuda de um fisioterapeuta para que se possa ter acesso a um plano de tratamento individualizado para aliviar a dor e melhorar a flexibilidade. Além disso, há casos em que é necessário o uso de medicamentos, orientados pelo médico.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *