O homecare é uma modalidade da medicina que oferece opção para pacientes com necessidades distintas de ter cuidados médicos ou de enfermagem no conforto de casa. A principal vantagem, além de ser não ter necessidade de se deslocar para um hospital ou clínica, é que o atendimento em casa proporciona mais privacidade, autonomia e atendimento totalmente individualizado ao paciente.
No entanto, é bom destacar, que o acesso ao homecare é feito após avaliação de especialistas, que deve respeitar alguns critérios que vão desde a necessidade clínica real de paciente, até questões sociais relevantes de sua vida.
Entre os critérios estão a necessidade ou não de suporte terapêutico, necessidade de suporte ventilatório, grau de dependência na realização de atividades pessoais básicas diárias, capacidade ou não de locomoção, entre outros. Basicamente, este atendimento em casa é destinado a pacientes que não precisam de atenção crítica oferecida em um hospital.
Quais casos realmente precisam?
Casos de cirurgias – Em casos após um procedimento cirúrgico, o paciente requer cuidados adequados para garantir uma recuperação completa. Isto porque nem sempre é possível que os familiares prestem os cuidados necessários. É neste ponto que cuidados homecare podem ser uma boa opção.
Reabilitação – Quando os pacientes estão se recuperando de lesões ou doenças, eles precisam de cuidados adequados para ajudá-los a recuperar sua força e independência. Os serviços de atendimento domiciliar, com um profissional fisioterapeuta, por exemplo, fornece o suporte necessário como ajudar pacientes com mobilidade e rotinas de exercícios, auxiliando a recuperação de sua capacidade física e sua força.
Aplicação de medicamentos – Medicamento é um assunto muito delicado, pois envolve métodos de acessá-lo, que vai desde a via oral, a aplicações. No caso do homecare é particularmente crucial quando a questão trata de aplicação de medicamentos. Com este tipo de atendimento, o paciente terá suporte e a assistência necessários para tomarem seus medicamentos corretamente e no horário, isso porque alguns medicamentos podem requerer técnicas de administração específicas, que só um profissional da enfermagem possa administrar.
Curativos – Outra questão muito importante é o cuidado com pacientes que requerem atenção especial com curativos. Feridas crônicas, por exemplo, precisam de atenção redobrada para serem administradas. É por isso que os curativos precisam ser observados e trocados com técnica e utilizando o material necessário, promovendo assim a cicatrização e a não infecção, cuidado este promovido pela enfermagem.
No comment yet, add your voice below!