A colostomia é um procedimento cirúrgico onde um médico criará uma abertura no abdômen. Este procedimento é realizado para que uma parte do intestino seja trazida à superfície da pele, formando um estoma. Isso ocorre em caso de pacientes que precisam eliminar fezes e gases, e muitas vezes são feitas para que se possam salvar vidas.

A cirurgia para criação do estoma é indicada para pacientes que sofreram alguma complicação, e por algum motivo médico passou a apresentar caso de obstrução intestinal e com isso passou a sofrer ou não conseguir evacuar pela via natural. É frequentemente necessário para indivíduos que tiveram câncer no sistema digestivo, por exemplo.

Viver com um estoma é extremamente desafiador. Isso porque esta abertura é acompanhada do uso de uma bolsa plástica, que fica sempre colada à pele. É esta bolsa a “responsável” por coletar o material produzido pelo intestino. O uso desta “bolsa” que fica evidente, especialmente quando se usa determinados tipos de vestimenta, acaba estigmatizando e gerando preconceito com paciente que precisa usar para viver.

O paciente nesta condição, além de sofrer com a questão social em torno da questão, ainda precisa viver numa situação de constante preocupação, pois é extremamente necessário que o estoma permaneça saudável, só assim se evita vários outros problemas. Como já falado, a colostomia traz parte do intestino à superfície da pele para que o material produzido pelo intestino seja coletado, com isso, o paciente fica mais exposto às bactérias. Para que este paciente tenha uma vida saudável, o local do estoma precisa sempre estar bem limpo, seco e para isso é utilizado produtos específicos para que isso seja realizado.

Além desta preocupação, outro ponto que pacientes colostomizados precisam estar sempre atentos é para o que comem. É mais do que necessário que haja o equilíbrio de uma dieta saudável. Pacientes com essa questão precisam seguir uma dieta muito bem balanceada. Basicamente uma dieta pobre em gorduras e ricas em fibras. Deve-se evitar também alimentos que possam causar diarreias ou constipação, assim como também bebida alcoólica.

Complicações

Viver com colostomia não é uma tarefa fácil e precisa de atenção e cuidados constantes. Pacientes que precisam ser submetidos à cirurgia da colostomia, devem ser orientados sobre riscos e dificuldades. Algumas das complicações mais comuns incluem infecção, sangramento e hérnias. Além disso, os pacientes precisam observar o possível aparecimento de outros problemas com o estoma, como dor, inchaço ou alteração na cor, ou aparência.

É importante pontuar que apesar das dificuldades, pacientes estomatizados podem realizar suas atividades dentro da normalidade, desde que sejam feitas algumas adaptações. A importância de entender o problema e não estigmatizar estes pacientes é fundamental para uma qualidade de vida.

Este procedimento é realizado para que uma parte do intestino seja trazida à superfície da pele, formando um estoma.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *