Imagine uma sensação de formigamento ou dormência na mão, especificamente no polegar, dedo indicador, dedo médio, como se tivessem adormecido após uma maratona de movimentos repetitivos. Essa sensação é frequentemente descrita como semelhante a alfinetes e agulhas ou choque elétrico. Essa experiência inquietante pode ser um sinal de alerta para a síndrome do túnel do carpo.
A síndrome do túnel do carpo é uma condição complexa que perturba o funcionamento dos nervos periféricos. Surge quando o nervo mediano, aninhado no canal do carpo, fica comprimido entre a mão e o antebraço.
Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho manual repetitivo, as flutuações hormonais durante a menopausa e a gravidez (muitas vezes diminuindo após o parto) e até mesmo o trabalho não manual podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da doença.
É por isso que pessoas com síndrome do túnel do carpo também podem sentir dor na mão, pulso ou antebraço. O desconforto pode irradiar para o braço ou mesmo para o ombro. Os sintomas geralmente são mais pronunciados à noite ou ao acordar, assim como durante a realização de atividades que envolvem movimentos repetitivos das mãos, como digitar, escrever ou segurar objetos.
Outros Sintomas
Além do formigamento, dormência e dor, alguns indivíduos com síndrome do túnel do carpo também podem notar fraqueza na mão ou diminuição da capacidade de segurar objetos. Eles podem deixar cair coisas com mais frequência ou ter dificuldade em realizar tarefas que exijam habilidades motoras finas, como abotoar uma camisa ou segurar um pequeno objeto.
Se não for tratada, a condição pode progredir e os sintomas podem se tornar mais persistentes e debilitantes.
Diagnóstico
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é realizado por meio de uma combinação de histórico médico do paciente, exame físico e testes diagnósticos.
O médico, em busca de respostas, inicialmente começará discutindo com seu paciente sobre seus principais sintomas. Depois desta conversa, ele realizará um exame físico para avaliar a mão, o punho e o braço afetados. Por fim, ele poderá também recomendar a realização de testes de eletrodiagnóstico para confirmar o resultado.
No comment yet, add your voice below!