Lidar com qualquer doença é muito difícil, mas esta tarefa pode ser ainda mais estressante quando se trata de problemas graves como câncer ou doença cardíaca, por exemplo. Para lidar com estas questões sensíveis que a essência dos cuidados paliativos é o bem-estar e o apoio ao paciente e sua família. Vamos entender porque estes cuidados são tão importantes.

O tema entrou em foco quando o ex-jogador de futebol Pelé, não respondia mais ao tratamento quimioterápico. E mais recentemente quando a cantora Rita Lee também passou a receber cuidados paliativos dias de morrer. Estes cuidados são uma forma especializada de apoio médico destinado a aliviar o sofrimento de pacientes que lidam com doenças graves.

Aliás, ao contrário dos tratamentos curativos, o objetivo principal dos cuidados paliativos é melhorar a qualidade de vida, proporcionando conforto físico, emocional e psicológico ao longo da jornada do paciente. Essa abordagem multidisciplinar envolve uma equipe de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas, trabalhando de forma colaborativa para gerenciar sintomas, controlar a dor e otimizar o conforto geral do paciente.

Caregiver, carer hand holding elder hand woman in hospice care. Philanthropy kindness to disabled concept.Public Service Recognition Week (Caregiver, carer hand holding elder hand woman in hospice care. Philanthropy kindness to disabled concept.Public

Mas como isso ocorre?

Imagine que um paciente tem um câncer em estágio avançado e ele não consegue mais realizar algumas tarefas por sentir dor, desconforto ou fraqueza. Os cuidados paliativos seriam um conjunto de ações integradas e aplicadas de forma estratégica, por equipe de saúde, conforme a necessidade do paciente.

Estas ações podem incluir uma combinação de medicamentos, fisioterapia e técnicas de relaxamento. Além disso, os cuidados paliativos abordam vários aspectos do bem-estar, como o controle de náuseas, falta de ar e fadiga, aumentando o senso de controle e independência do paciente.

Esta é a grande importância dos cuidados paliativos, porque abraça a filosofia da autonomia do paciente, permitindo que eles sejam participantes ativos em seus planos de cuidado.

Bem-estar e família

Importante destacar que estes cuidados não se restringem apenas a situações de fim de vida. Na verdade, podem ser empregado em qualquer fase de uma doença grave, atuando em conjunto com tratamentos curativos.

Além disso, os cuidados paliativos reconhecem que o bem-estar do paciente está profundamente ligado ao bem-estar de sua família. Os profissionais envolvidos nestes cuidados devem estender seu apoio também aos familiares, oferecendo orientação, cuidados temporários e aconselhamento para ajudá-los a enfrentar esse momento desafiador.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *