O mundo está em constante transformação e várias destas mudanças têm sido debatidas na internet. A questão da saúde mental é um delas. O que antes era tabu, hoje é falado muito abertamente e isso fez com que muitas pessoas passassem a buscar ajuda de psicólogos, especialmente depois da pandemia de covid-19, que afetou milhões de pessoas de alguma forma. A psicologia em domicílio emergiu como um componente importante nos cuidados de vários tipos de pacientes. Por isso, vamos explorar a importância da psicologia no contexto da atenção domiciliar e como ela influencia positivamente a vida dos pacientes.
Homecare, como um conceito, refere-se à prestação de cuidados médicos e psicológicos dentro dos limites da casa de um paciente. Embora tenha sido tradicionalmente associada ao apoio à saúde física, a integração do cuidado psicológico provou ser inestimável na promoção de uma abordagem abrangente e centrada no paciente.
Um psicólogo que trabalha em atendimento domiciliar desempenha um papel fundamental na abordagem de vários problemas de saúde mental que os pacientes podem encontrar. Pacientes submetidos a tratamentos médicos domiciliares geralmente experimentam sofrimento emocional, ansiedade, depressão ou sentimentos de isolamento. Por isso, a presença do psicólogo no caso do atendimento home care é cada vez mais importante.
“O atendimento domiciliar, mais do que outros, tem que ser um atendimento empático, com comunicação transparente entre as partes, pois ambas devem se apoiar e trabalharem juntas em benefício do paciente e não só deles, mas de todos os profissionais e pessoas envolvidas nos seus cuidados e rotina. Pacientes em homecare costumam também ter atendimento multiprofissional, dessa forma o profissional da psicologia, assim como todos os outros (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiros, técnicos, nutricionista, médico, terapeuta ocupacional) devem ter entre si uma boa relação, com troca de informações e experiências”, explica a psicóloga da Unifísio Saúde Home Care, Kamyla Portela.
Outro ponto apontado pela especialista, é que uma das vantagens da psicologia na assistência domiciliar é a capacidade de reconhecer e apreciar as circunstâncias únicas de cada paciente. “O atendimento em home care é diferente do atendimento no consultório. Ele é um atendimento mais flexível e tende a se adaptar ao caso/necessidade de cada paciente”, acrescenta Kamyla.
Ao contrário dos ambientes clínicos tradicionais, onde os pacientes podem se sentir como apenas mais um caso, a psicologia domiciliar permite atenção e cuidados personalizados. Ao conhecer o paciente em seu ambiente doméstico, os psicólogos podem obter informações sobre seu estilo de vida, interações sociais e sistemas de apoio.
“Os pacientes que estão em home care vão desde pacientes sequelados a pacientes idosos com/ou não algum tipo de demência, passando também pelos pacientes que estão em cuidado paliativo. Dessa forma, o atendimento tem que se enquadrar para atender a demanda, demanda essa que vai desde estimulação cognitiva e de competências, como memória e atenção a ansiedade e depressão”, esclarece Kamyla Portela.
Essa abordagem personalizada permite que o psicólogo adapte intervenções e estratégias terapêuticas que se alinhem com as necessidades, preferências e objetivos individuais do paciente. O relacionamento resultante e a confiança estabelecida entre o paciente e o psicólogo contribuem significativamente para a eficácia do processo de tratamento.
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