A traqueostomia surgiu na medicina como salvação para indivíduos que lutam contra desafios respiratórios críticos. Ela envolve a criação de uma via aérea artificial através do pescoço até a traqueia. Essa intervenção permite uma rota direta para o oxigênio atingir os pulmões, em muitos casos ressuscitando pacientes que, de outra forma, teriam dificuldade para respirar. Vamos entender melhor sobre este procedimento médico?

Para iniciar, vamos entender quando este tipo de intervenção é realmente necessária. Por exemplo, em casos de paciente que possuem tumores de laringe ou quando passam por cirurgias na região do pescoço. Como a traqueostomia facilita a chegada do ar aos pulmões quando o trajeto natural está bloqueado, esta é uma das formas de salvar a vida de pessoas que se encontram neste quadro de saúde.

Claro que há outros tipos de paciente que vão precisar da traqueostomia, são eles os pacientes com distúrbios neuromusculares, como esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular ou síndrome de Guillain-Barré, são os principais candidatos a traqueostomias quando seus músculos respiratórios enfraquecidos ameaçam sua própria sobrevivência.

Empatia

A jornada de um paciente traqueostomizado vai muito além da sala de cirurgia. Uma abordagem multidisciplinar envolvendo profissionais de saúde, cuidadores e os próprios pacientes são indispensáveis para garantir seu bem-estar ideal. A Unifísio Saúde está preparada para realizar o atendimento a este paciente e promover sua qualidade de vida.

Nossa equipe especializada gerencia todos os cuidados para a manutenção da traqueostomia. Isso é extremamente importante para a boa saúde de um paciente nesta condição.

Vamos então deixar mais claro que tipo de atenção é necessária e prevista para o cuidado de pessoas traqueostomizadas:

– Limpeza e troca da cânula diariamente conforme orientação da equipe de enfermagem, isto e necessário para prevenirem infecções e irritações da pele;

– Procurar ajuda especializada imediatamente diante do entupimento ou saída acidental da cânula. Aspirar as vias aéreas para remover secreções, garante o fluxo de ar desobstruído. Além disso, a umidificação adequada e a regulação da temperatura do ar inalado são vitais para prevenir irritações e desconfortos;

– Apoio à saúde mental também faz parte deste processo. O bem-estar emocional dos pacientes com traqueostomia não pode ser subestimado. Adaptar-se à vida com uma traqueostomia pode ser assustador, por isso o apoio psicológico é essencial para a recuperação geral do paciente.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *