O Brasil está passando por uma onda de calor e o Piauí tem uma relação ainda mais especial quando o calor se intensifica com a chegada do fim do ano. O chamado B-R-O-BRÓ torna o que é quente ainda mais. Para atravessar o período é necessário escolhas alimentares que desempenhem o papel de nos manter saudáveis, energizados e bem hidratados. Neste texto exploraremos a importância de uma boa alimentação nos períodos de calor e os cuidados especiais necessários para quem está acamado.
O clima quente pode ser desgastante para o corpo, levando ao aumento da transpiração e à desidratação potencial. Por isso, a nutrição adequada torna-se ainda mais essencial nesses momentos, pois ajuda o corpo a se adaptar, a manter-se hidratado e a manter o bem-estar geral.
Antes de qualquer coisa, é fundamental se manter ciente que a hidratação é pilar para o bem-estar nas situações de altas temperaturas, pois o risco de desidratação é aumentado. O aumento da ingestão de água é essencial não só para garantir uma hidratação adequada, mas uma boa refrigeração corporal. Alimentos ricos em água, como frutas (por exemplo, melancia, pepino), também podem contribuir para a ingestão de líquidos.
Consumir alimentos leves e frescos também uma ótima parcela de contribuição. Opte por refeições mais leves e de mais fácil digestão. Frutas e vegetais frescos, saladas e proteínas magras são escolhas excelentes. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais sem sobrecarregar o sistema digestivo. Ou seja, você estará bem alimentado e com uma sensação de corpo leve, pois não são comidas “pesadas”, portanto não demandará tanta energia para a digestão.
Cuidando de pacientes acamados
Os pacientes acamados são particularmente vulneráveis durante os períodos de calor, pois podem ter mobilidade limitada e ter dificuldade em regular a temperatura corporal. Nesse aspecto alguns cuidados são necessários.
Ter atenção quanto a uma periodicidade na hidratação: pacientes acamados podem contar com cuidadores para fornecer líquidos regularmente. Certifique-se de que eles tenham acesso à água ou bebidas ricas em eletrólitos e monitore sua ingestão.
Forneça refeições ricas em nutrientes: Refeições bem balanceadas e ricas em nutrientes que atendam às necessidades dietéticas do paciente acamado são muito importantes, para isso inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais para apoiar o sistema imunológico e a saúde geral.
Mantenha o ambiente fresco: Manter uma temperatura ambiente confortável com o uso de ventiladores ou condicionadores de ar é uma boa estratégia para driblar o calor e evitar superaquecimento. Tenha cuidado com flutuações extremas de temperatura.
No comment yet, add your voice below!