O apresentador Faustão, uma das principais figuras públicas da televisão brasileira, precisou ser internado no início de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca e entrou na fila de transplantes. Desde então o assunto “doação de órgãos” se tornou pauta de vários debates nas redes sociais. Isso foi de extrema importância, já que no Brasil a necessidade de transplante de órgãos é urgente. Por que é assim? Nesse texto vamos entender melhor a importância crítica da doação de órgãos.
Na última semana, com o tema ainda em alta, Faustão tornou-se o “garoto propaganda” do Ministério da Saúde ao dar voz a nova campanha sobre doação de órgão. Em um vídeo publicado no perfil oficial da instituição, ele aparece e fala abertamente sobre a importância do ato e diz: “Todas as classes e idade para que cada vez mais o Brasil seja o país da doação de órgãos… Precisamos dessa solidariedade”.
Na mesma publicação o Ministério da Saúde ainda fala sobre um dado preocupante: atualmente, 40 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no país. Isso porque, o Brasil é um país com demanda crescente por transplantes de órgãos. Quer se trate de coração, rim, fígado, pulmão ou outros órgãos vitais, a necessidade é substancial.
Mas como doar?
Você já deve saber, mas todo o processo de doação de órgão ocorre via Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo o Ministério da Saúde, 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos.
Mas para que esse sistema funcione em perfeita sintonia com as necessidades da população brasileira, é necessário inicialmente que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Por isso, se há interesse em ser um doador, o primeiro passo é avisar aos familiares.
Na luta contra essa escassez, os brasileiros têm se intensificado na doação de órgãos. Conforme o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), em 2022, o país realizou mais de 22 mil transplantes. Sendo que em 2021, foram feitos mais de 23,5 mil procedimentos. Ou seja, houve um pequeno avanço nas doações. Desde total, por exemplo, cerca de 4,8mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros.
O Processo de Doação
Compreender o processo de doação é crucial para indivíduos que consideram se tornar doadores. O processo normalmente envolve etapas como: ser cadastrado, participar de uma avaliação Médica, ter o consentimento da família e depois passar pela recuperação de órgãos e enfim para etapa de correspondência e transplantes.
Não é uma decisão e processo fácil, mas saiba que o tema salva uma ou muitas vidas com apenas um ato.
No comment yet, add your voice below!