A dengue é provocada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Em casos mais raros, a doença pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez ou no momento do parto. Há ainda a possibilidade de transmissão por meio de transfusões de sangue.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar generalizado, náusea, sono, dores abdominais e manchas avermelhadas espalhadas na pele. Como os sintomas da dengue mencionados acima podem ser confundidos com outras doenças, como virose e gripe, faz-se necessário detalharsobre alguns dos sintomas da dengue.

Febre alta acima de 39ºC

A febre costuma ser o primeiro sintoma da doença e apresenta uma duração que varia entre 2 a 7 dias. O sintoma costuma vir associado a outros, como dor de cabeça, náusea e diarreia, bastante comuns na fase inicial da doença. 

Com o passar dos dias, entre o 3º e 7º dia, as pessoas notam melhora na febre e demais sintomas. Entretanto, é preciso ficar atento porque a dengue pode evoluir para a fase crítica. Nesta fase, o paciente pode ter dor no abdome, vômitos persistentes e bastante sono que acabam indicando uma possível evolução para a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença.

A dengue hemorrágica causa sintomas intensos! Sangramentos, pressão baixa, dor no peito, falta de ar, confusão mental e crise convulsiva. Nesses casos, recomenda-se a busca do atendimento de emergência de saúde. 

Em casos de suspeitas de dengue, a pessoa deve buscar um infectologista ou clínico geral. O tratamento costuma envolver apenas analgésicos, antitérmicos, hidratação e bastante repouso para alívio dos sintomas da doença. 

Já em casos mais graves, o tratamento é feito com o paciente internado no ambiente hospitalar em que a pessoa fica internada, podendo envolver injeções de soro diretamente na veia e/ou transfusões de sangue. 

Prevenção da dengue

Algumas medidas são recomendadas, como: 

– Usar repelentes nas regiões dos braços e pernas;

– Colocar telas nas janelas e portas, para evitar a entrada do mosquito em casa;

– Evitar deixar portas e/ou janelas abertas no início ou final do dia, que é o período em que o mosquito está mais ativo;

-Usar mosquiteiros na cama para dormir, para se proteger da picada do mosquito;

-Preferir roupas com mangas longas e calças, para cobrir as partes mais expostas do corpo.

A prevenção mais indicada contra a dengue é evitar que o mosquito se espalhe! Para isso, é necessário eliminar os focos de água parada, como em vasos de plantas, baldes, pneus e garrafas plásticas, em que o mosquito costuma se reproduzir.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *