Carnaval é tempo de festa, bloquinhos, shows, reuniões entre amigos e muito mais! Durante este período, é importante cuidar adequadamente do corpo para garantir que a folia seja aproveitada com toda segurança e saúde. Estes cuidados são essenciais porque evitam problemas de saúde como insolação, alergias de pele e estomacais, intoxicações alimentares, desidratação e contaminação por doenças.
O cuidado com a saúde precisa fazer parte da preparação de todo mundo que pretende cair na folia. A moderação deve prevalecer durante os dias agitados de carnaval, para que o folião consiga aproveitar todo esse período. Confira, a seguir, algumas dicas que preparamos para um carnaval com mais saúde.
Hidratação
O Carnaval no Brasil é uma festa de verão. Por isso, é natural, durante esse período, as altas temperaturas. Sem falar que, as aglomerações de pessoas nessas festas contribuem para a sensação de calor dos ambientes.
As pessoas costumam também dançar bastante, com isso, há uma perda grande de suor. Além disso, a grande ingestão de bebidas alcóolicas, que está diretamente relacionada com a inibição do hormônio antidiurético, fazcom que o folião vá mais vezes ao banheiro fazer xixi (aumentando a desidratação).
Por isso, durante as festas é preciso hidratar-se com água, sucos naturais e água de coco.
Alimentação
Alimente-se bem durante todo o período carnavalesco. Prefira alimentos leves, evite frituras e alimentos ricos em gordura.
Um cuidado importante é ficar atento aos lugares que você compra os alimentos, verificar a aparência e o acondicionamento do produto. Além disso, é válido checar os hábitos de higiene daquele que vende os produtos alimentícios.
O folião precisa ainda, manter a higiene pessoal, lavando sempre as mãos antes de comer. Durante o Carnaval, lembre-se de alimentar-se bem, entretanto, não se esqueça de ficar atento aos locais onde você vai comprar seus alimentos. Verifique sempre se o produto está com boa aparência e acondicionado de maneira correta. Verifique também os hábitos de higiene daquele que vende o produto e tenha atenção com a sua higiene, lembrando-se sempre de lavar as mãos antes de se alimentar. Além disso, não se esqueça de dar preferência a alimentos leves, evitando frituras e alimentos ricos em gordura.
Álcool em excesso
É fundamental a moderação na hora de consumir bebidas alcóolicas. Entre os efeitos negativos a curto prazo do álcool, estão: perda de equilíbrio, conduta impulsiva, redução de coordenação motora, dores de cabeça, vômito. Lembrando que, em quantidades muito abusivas, o álcool pode levar ao estado de coma.
Beber com consciência e responsabilidade trará um carnaval mais leve!
Proteja-se do sol
É comum que muitas festas de Carnaval aconteçam em locais abertos, durante o dia e com exposição ao sol. Por isso, é fundamental proteger-se dos efeitos nocivos dos raios solares com protetor solar, chapéus e bonés.
Lembre-se de reaplicar o protetor a cada duas horas ou de acordo com o tempo estabelecido pelo fabricante do produto.
Sono estável
Depois dos longos períodos de folia é importante descansar, dormir bem! Deixar de dormir ou dormir poucas horas gera, em curto prazo, alterações de humor, cansaço, indisposição, dificuldade para se concentrar e irritabilidade.
No comment yet, add your voice below!