Esta síndrome causa formigamento, sensação de agulhas sendo “colocadas” no polegar indicador, anelar ou dedo médio. Trata-se da compressão do nervo mediano que passa pelo punho e inerva até a palma da mão.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo costumam piorar com o tempo, sendo bastante intensos durante o período noturno. É comum que acometa pessoas que fazem movimentos repetitivos das mãos diariamente, mas podem surgir por conta das fraturas na região ou até mesmo devido doenças crônicas, como problemas autoimunes e diabetes. 

O tratamento é feito com remédios anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia indicados pelo ortopedista. Em alguns casos, torna-se necessária a cirurgia para que os sintomas sumam completamente da vida do paciente. 

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da síndrome do túnel do carpo são:

-Dormência nos dedos;

-Dificuldade para diferenciar calor do frio;

-Fraqueza na hora de segurar objetos;

-Inchaço nos dedos e na mão;

-Sensação de formigamento;

-Dor no pulso;

-Todos os sintomas mencionados acima são mais intensos durante a noite. 

Caso a pessoa identifique um ou mais sintomas, a consulta com o ortopedista é recomendada para que a avaliação e o tratamento sejam feitos. 

O diagnóstico é feito pelo médico através da avaliação dos sintomas; além disso, um exame físico é feito em que o paciente realiza movimentos com o punho para verificar se a pessoa sente dor, e qual a intensidade desse sintoma. O ortopedista pode indicar que o exame de raio X do punho, eletroneuromiografia ou ultrassom sejam feitos para avaliar danos nos nervos periféricos. 

Causas e tratamento

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver a síndrome, como:

-Alterações anatômicas no túnel do carpo;

-Fraturas no pulso;

– Obesidade;

-Diabetes;

-Menopausa;

-Movimentos repetitivos na mão, pulso ou ambos;

– Artrite reumatoide;

– Retenção de líquidos;

– Doença renal;

– Pressão alta. 

Os tratamentos visam a diminuição da inflamação e pressão do nervo para diminuir, a dor e o desconforto que o paciente sente diariamente. 

Os principais tratamentos são: 

-Injeção de corticoides que podem ser administradas pelo médico na região, ajudando nos sintomas;

-Fisioterapia juntamente com exercícios para desinflamar a compressão do nervo mediano;

-Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que reduzem a inflamação da região, diminuindo a dor causada pelo problema; 

-Munhequeira, ou pulseira ortopédica, capaz de imobilizar o pulso. Costuma ser usada durante o período noturno para reduzir o formigamento. 

Há os casos mais graves, em que a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é indicada. Durante a cirurgia, o médico faz um corte no ligamento que está pressionando o nervo mediano. Assim, os sintomas que o paciente sente diariamente, desaparecem. 

Apenas o ortopedista deve fazer a avaliação se a cirurgia deve ser feita, ou não. 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *