O processo de desospitalização reduz custos e traz benefícios financeiros para as unidades de saúde, além de trazer uma maior segurança ao paciente na hora de retirá-lo do ambiente hospitalar, porque reduz maiores riscos e eventos adversos como as infecções.
A desospitalização envolve a continuação do cuidado médico em um ambiente domiciliar, depois da saída do paciente do hospital. O método traz um tratamento humanizado, respeitando as necessidades e opções do paciente com sua família.
Vale ressaltar que a desospitalização, quando apoiada por tecnologias de apoio, aprimora a qualidade de vida dos pacientes, diminui despesas hospitalares e traz mais espaço nas unidades de saúde, fazendo com que o hospital atenda um número maior de pessoas.
O objetivo da desospitalização
A desospitalização é um processo que precisa ser desenvolvido pelas organizações, de maneira responsável e estruturada. Se for feita dessa forma, garante uma qualidade de vida e segurança ao paciente. É uma maneira segura, quando feita corretamente, de garantir um tratamento com excelência afim de evitar eventos, como infecções hospitalares.
A fisioterapeuta Istael Sátiro realizou um treinamento sobre o assunto para os profissionais da Unifisio Home Care Teresina e Picos. Segundo a profissional, os principais objetivos da desospitalização para o paciente estão relacionados aos processos da transição de cuidados. “A desospitalização oportuniza que o paciente esteja no lugar certo na hora certa, independente da linha de cuidado que se encontra. Esse processo amplia o olhar sobre a qualidade de vida, além de reduzir as possibilidades de infecção e os custos hospitalares. Garante a família a proximidade no dia a dia do cuidado, além da capacitação para o manejo continuado”.
O tratamento domiciliar, também conhecido como homecare, proporciona uma recuperação rápida, pois o paciente costuma apresentar menos resistência aos medicamentos e orientações. Sem falar que ele se sente mais apoiado com o apoio da família, no conforto da sua casa. A Unifisio conta com atendimentos homecareespecializados e com toda a equipe responsável por cada etapa.
Quais são os benefícios da desospitalização?
A desospitalização traz benefícios tanto para a instituição hospitalar quanto ao paciente. A monitoração de pacientes em ambiente domiciliar garante uma melhora mais rápida, já que evita a exposição a infecções e outras doenças.
Ficar longe dos ambientes hospitalares acaba aumentando a chance do paciente se recuperar, já que ele conta com o apoio familiar no conforto da sua própria casa, contribuindo também, para a sua saúde mental. Existem pesquisas que comprovam o fato dos pacientes internados em ambiente de homecare, terem mais estabilidade física e mental do que pacientes internados por longos períodos em ambientes hospitalares.
A fisioterapeuta Istael Sátiro reafirma a importância daequipe Unifisio estar sempre capacitada para atender as necessidades específicas de cada paciente. “No Home Care, garantimos a segurança e continuidade da assistência, a prioridade é a qualidade e proporcionar segurança ao paciente e família. Desde a avaliação inicial pré-admissão até o pós-alta, os profissionais precisam compreender a complexidade do cuidado e todas suas camadas. As necessidades clínicas estão no centro do cuidado. Logo, os treinamentos conferem mais segurança aos profissionais, as reciclagens garantem a manutenção dos conhecimentos e a apresentação de novas tecnologias”, afirma a fisioterapeuta.
Protocolo de desospitalização
A equipe que lida com as altas hospitalares deve identificar os pacientes com maior probabilidade de hospitalização prolongada, já na hora da admissão. Os profissionais devem discutir ações para diminuir o tempo de internação, tendo em mente a qualidade do atendimento ao paciente e a redução dos custos gerados pelo tratamento.
Claramente que os aspectos sociais e econômicos também deverão ser considerados, como por exemplo um lar adequado e a presença obrigatória de um parente para ficar responsável pelo acompanhamento junto ao paciente. Torna-se necessário que o time tenha recursos suficientes para fazer essa análise, assim como uma boa comunicação entre as diferentes equipes e uma estrutura tecnológica para facilitar o monitoramento dos dados.
No comment yet, add your voice below!