As principais causas de óbito por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são:
1. Doença Cardíaca Coronariana
Acontece devido a problemas nos vasos que irrigam o coração. O problema inclui a doença aterosclerótica (placa de gordura nas artérias) e o infarto agudo do miocárdio (IAM). Vale lembrar que, o acúmulo de gordura na parede dos vasos já pode ter início na vida intra-uterina por conta dos altos níveis de colesterol.
2. Acidente Vascular Cerebral
O AVC, como é mais conhecido, acontece quando há a interrupção do suprimento de alguma área cerebral e pode ser: isquêmico, quando uma placa de gordura ou trombo interrompem um vaso, ou hemorrágico, quando o vaso se rompe e deixa de fazer a irrigação da área afetada.
3. Doença Cardíaca Hipertensiva
São as patologias que se desenvolvem por conta da pressão alta do paciente: insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e cardiomegalia.
4. Doença Cardíaca Inflamatória
Esta doença trata-se da inflamação do músculo cardíaco (miocardite), que pode causar dilatação cardíaca, trombos na parede cardíaca, infiltração das células sanguíneas circulantes, ao redor das coronárias e entre as fibras musculares.
5. Outras doenças cardíacas
Nesta categoria estão as doenças do músculo cardíaco, os problemas nas valvas cardíacas, os tumores de vasos cerebrais e tumores cardíacos.
Formas de prevenção
A maioria das doenças citadas acima podem ser prevenidas com algumas mudanças nos hábitos de vida. As pessoas com doenças cardiovasculares ou quem tem alto risco de desenvolvê-las, precisam de detecção precoce e monitoramento médico apropriado. Em alguns casos, precisa de uso de medicamentos.
Algumas medidas são fundamentais tanto na prevenção, como no tratamento:
– Não fumar, reduzir o uso de sal na dieta, aumentar o consumo de frutas e vegetais;
– Praticar atividade física e diminuir o consumo de bebida alcóolica também auxilia numa grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
– O tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) são necessários na prevenção de infartos e de AVC’s.
No comment yet, add your voice below!