Neste mês é comemorado, anualmente, o “Dia Mundial da Saúde” em 7 de abril. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é um momento para trabalhar questões sérias de saúde, garantindo a conscientizaçãosobre o tema e estimulando o debate sobre políticas voltadas ao bem-estar da população.
As ações promovidas na data são importantes para que a população saiba como se cuidar, e a adquirir informações sobre seus direitos quando o assunto é promoção e manutenção da saúde.
O que é saúde?
A maioria das pessoas considera-se saudável, por não ter doença. Mas a falta de enfermidades não significa, necessariamente, presença de saúde. Para afirmar-se que uma pessoa está saudável, é necessário analisar um conjunto de fatores, como qualidade de vida, aspectos físicos e mentais.
A (OMS) aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo sobre o que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Levando em consideração esse conceito, é notório que a saúde não é um estado fácil de ser alcançado, porquepode-se afirmar que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, preocupações e se relacionando com o resto das pessoas em sociedade de maneira harmônica. A saúde precisa ser vista como uma forma completa de bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também levando em consideração a qualidade de vida.
Vale ressaltar que, a Lei nº 8.080, de 1990, afirma que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A legislação também inclui que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Através da legislação, percebe-se a complexidade e abrangência do conceito de saúde e estar saudável.
É notório que todos os fatores, ainda que pareçam irrelevantes, afetam a vida do indivíduo e sua saúde. O papel do Estado, nesse contexto, deve atuar para garantir o bem-estar da população é fundamental, porque ele é o responsável por garantir a qualidade de vida de cada cidadão.
Como ser saudável atualmente?
Ser e manter-se saudável, hoje em dia, é um desafio!
As rotinas estressantes, pouco tempo para preparar as refeições e também para a prática de atividades físicas estão entre os fatores que dificultam o processo em busca da vida mais saudável. Devemos tentar adotar ao máximo no dia a dia, práticas que melhoram a qualidade de vidapara conseguir uma melhoria física, social e mental.
Separamos alguns hábitos para mantermos nossa saúde. Confira:
– Lavar sempre as mãos;
– Beber muita água;
– Alimentar-se de maneira saudável, retirando, por exemplo, excesso de açúcares, sal e gordura;
– Dormir bem;
– Adicionar à sua rotina atividades que te dão prazer;
– Ter controle financeiro;
– Praticar atividades físicas;
– Utilizar medicamentos apenas com recomendação médica;
– Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
– Evitar atividades que te causem estresse;
– Não comparar o seu padrão de vida com o de outras pessoas;
– Manter as suas amizades e tratar bem as pessoas que estão a sua volta;
– Tentar ser positivo diante dos acontecimentos do dia a dia.”
No comment yet, add your voice below!