O colesterol é uma substância fundamental para manter o corpo funcionando: ele produz as membranas celulares e alguns hormônios, como: cortisol, aldosterona, estrogênio e testosterona, além de fazer a síntese da vitamina D, muito importante para a saúde dos ossos e sistema imunológico. O HDL é o colesterol bom que faz a proteção do corpo contra patologias; o LDL é o colesterol ruim, associado às doenças cardíacas.

A alimentação saudável é um caminho eficaz para reduzir o colesterol LDL, como por exemplo, a importância de evitar a ingestão de gorduras saturadas, trans. Além do cuidado com a alimentação, hábitos como não fumar e praticar atividades físicas são aliados na hora de diminuir o colesterol LDL.

Alguns alimentos que são aliados nessa busca: 

-Vegetais como brócolis e cenoura;

-Feijão e lentilhas;

-Frutas, como maçãs, morangos e peras

– Aveia;

-Peixes enriquecidos com ômega-3, como sardinha e salmão;

-Azeite de oliva;

-Nozes, amêndoas e sementes de chia. 

É válido frisar que existem gorduras boas, as insaturadas. Elas são encontradas em abacates, nozes, azeite de oliva e podem ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL). 

As carnes vermelhas e processadas são ricas em gorduras saturadas, mas há outras fontes de proteína animais saudáveis: peixes e aves sem pele. Cortes magros de carne e métodos de cozimento saudável devem ser priorizados durante o processo. 

Os ovos, mesmo contendo colesterol dietético, têm um impacto menor nos níveis de colesterol no sangue. É possível, para a maioria das pessoas, comer ovos com moderação e não ter o seu colesterol afetado. Mas, claro, é importante estar sempre em contato com seu nutricionista, endocrinologista e exames em dia, para assegurar o consumo. 

Manter os níveis de colesterol, dentro do limite saudável, envolve uma série de fatores: cuidados alimentares, atividade física, hábitos saudáveis, diminuir ingestão de bebida alcóolica. É importante manter as consultas com o médico em dia, além do nutricionista, para que um trabalho multidisciplinar seja feito. 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *