A bronquite é uma doença respiratória comum, que pode ser aguda ou crônica, e afeta a saúde de crianças e idosos. Essa classificação depende da duração e da frequência dos sintomas que o paciente apresentar.

A bronquite aguda acontece como uma resposta à infecção respiratória, causando sintomas gripais e uma tosse que pode ser produtiva ou seca. Esse tipo de bronquite é um quadro temporário, que pode durar dias ou semanas. Um agente infeccioso, vírus ou bactéria, causa um efeito irritante na mucosa traqueobrônquica que promove uma inflamação e aumento na produção de muco. 

No caso da bronquite crônica, há a presença de tosse produtiva que costuma durar bem mais tempo: dura a maioria dos dias do mês, três meses ao ano ou por cerca de dois anos consecutivos. Na crônica, os hábitos de fumar e as condições respiratórias como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), estão relacionados com a doença. 

É válido afirmar ainda que, a bronquite aguda é uma consequência da infecção viral e o paciente pode apresentar corrimento nasal, mas não é acompanhada de febre alta, aumento da frequência cardíaca e respiratória. 

Os sintomas comuns da bronquite são:

– Falta de ar;

– Tosse seca ou produtiva;

– Fadiga;

– Febre leve;

– Dor no peito; 

Causas da bronquite

Os maiores causadores da bronquite aguda são os agentes virais. Já os agentes bacterianos representam um menor número de casos. 

Já o tabagismo, tanto ativo quanto passivo, é o principal fator de risco para a bronquite crônica. Poluição do ar, exposição a produtos químicos, poeira e agentes irritantes também são fortes causadores do problema, sem falar nos locais fechados e com aglomeração que aumentam as chances de contaminação. 

Diagnóstico e tratamento

Para o diagnóstico da bronquite, o médico pneumologista avalia o histórico do paciente e realiza exame físico. Nos casos de bronquite crônica podem ser solicitados exames de escarro, radiografia de tórax e espirometria, que é a prova de função pulmonar.

Em relação ao tratamento, no caso da bronquite crônica, é preciso diminuir a exposição aos fatores de risco como o tabagismo. Em alguns casos, é necessário entrar com a terapia de oxigênio ou programas de reabilitação pulmonar. 

O tratamento da bronquite aguda visa aliviar os sintomas e, além do repouso, hidratação e uso de umidificadores de ar, costumam ser indicados descongestionantes,broncodilatadores, sedativos para tosse e remédios para diminuir a sensação de mal-estar.

Medidas preventivas são válidas contra a bronquite: vacinar-se, praticar atividade física, comer bem, tomar bastante água, lavar as mãos com frequência previnem a doença. 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *