A gordura visceral pode ser definida e entendida como aquela gordura “que você não pode ver”. Ela envolve órgãos internos na cavidade abdominal, como intestino, pâncreas e fígado. 

Ela começa a ser armazenada na região abdominal, quando há excesso de calorias diárias consumidas e não usadas pelo corpo. 

Muitos são os fatores ligados ao acúmulo excessivo da gordura visceral, como estilo de vida sedentário, consumo exagerado de calorias, alimentação rica em ultraprocessados, açucares e gorduras saturadas. 

Ainda que seja prejudicial em excesso, essa gordura possui funções importantes já que participa da regulação hormonal e térmica dos órgãos internos. Nas pessoas saudáveis, a gordura visceral representa 10% ou menos do total da gordura corporal. Porém, quando os valores estão muito acima do recomendado, o risco para os problemas de saúde aumenta.

Identificando a quantidade de gordura visceral 

Entre as formas para determinar a quantidade de gordura visceral, estão: 

-Tomografia;

-Densitometria do corpo inteiro;

-Exames de bioimpedância (avalia a quantidade de gordura, músculo e água no corpo).

Riscos do excesso de gordura visceral

O excesso dessa gordura desencadeia vários processos inflamatórios e metabólicos que causa diversas doenças. Como: 

-Doenças cardiovasculares;

-Diabetes tipo 2;

-Síndrome metabólica;

-Doenças hepáticas;

Para se ter uma ideia, a gordura visceral é capaz de produzir mais radicais livres, que são substâncias inflamatórias, de maneira direta na veia porta, que leva o sangue ao fígado. Uma influência altamente negativa no corpo. 

Como prevenir o excesso de gordura visceral?

É preciso que a pessoa perca peso, passe a adotar uma vida mais saudável, sem comidas ultraprocessadas e pratique atividades físicas regularmente. 

Diminuir o estresse também é de suma importância, já que ele favorece para o acúmulo de gordura visceral. O estresse produz radicais livres e, se o paciente não tiver uma dieta saudável, acaba por formar mais gordura no corpo. 

 

É válido afirmar que, mesmo com muitos riscos, a gordura visceral pode ser eliminada com o tratamento adequado. A combinação de dieta saudável, exercícios físicos regulares e a diminuição do estresse são caminhos recomendados. 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *