Sintomas, como espirro, coriza, dor de garganta, tosse, moleza. Tudo isso são sintomas comuns de resfriado e da gripe, mas você sabe diferenciar os dois problemas?
As duas doenças acontecem por conta de vírus, elas possuem sintomas extremamente parecidos, mas com intensidades diferentes.
– Resfriado: é causado por mais de 100 tipos de vírus respiratórios. Apresentar sintomas leves é a principal característica do resfriado.
– Gripe: sintomas bem intensos que chegam de uma hora para outra! Os vírus mais comuns são o Sars-CoV-2 e Influenza.
Sintomas e tratamento da gripe
Os sintomas mais comuns são:
– Espirro;
– Fadiga;
– Dor no corpo e de garganta;
– Falta de apetite;
– Tosse.
É preciso ter em mente que a gripe pode evoluir para quadros mais graves, causando pneumonia por exemplo. O acompanhamento médico é fundamental para tratar a gripe.
Além do tratamento dos sintomas, há remédios para combater os vírus que causam a doença. O medicamento antiviral acaba com o processo infeccioso e deve ser passado pelo médico.
Sintomas e tratamento do resfriado
O resfriado tem sintomas parecidos com o da gripe, na prática, é como se fosse uma gripe leve.
Os sintomas geralmente são:
– Espirro;
– Dor de garganta;
– Coriza;
– Tosse.
O tratamento varia conforme os sintomas, eles tratam aquilo que incomoda o paciente. Analgésicos e antitérmicos são úteis para febre e dor no corpo.
É válido pontuar que o resfriado leva alguns dias para passar, é fundamental se hidratar, alimentar-se bem e evitar a automedicação.
A importância da vacinação
A prevenção, através da vacinação, é uma forma importante de se prevenir contra a doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos disponibiliza o imunizante, primeiramente, aos grupos prioritários. Depois desse período, a vacina fica disponível para a população!