Depois dos 60 anos, é comum sentir dificuldade no andar, menor balanço dos braços e passos menores, além da redução na amplitude dos movimentos. É comum que, para vencer as dificuldades, o idoso diminua o tamanho dos passos e ande mais devagar. O problema maior na terceira idade são as quedas e suas complicações.
Pilates na Terceira Idade
O Pilates é indicado para todas as faixas etárias, mas possui benefícios vantajosos quando a prática acontece na terceira idade, permitindo que os idosos vivam a fase de suas vidas, melhorando a disposição e a saúde corporal.
Na medida que nosso corpo envelhece, temos necessidades e cuidados diferentes em relação ao exercício.
O Método na terceira idade é indicado para o idoso saudável, que deseja realizar atividade física ou que tenha alguma patologia específica.
A prática causa baixo impacto nas articulações, além de fortalecer a musculatura profunda do corpo e ajudar a manter a mobilidade, fundamental para o equilíbrio.
Os exercícios trabalham o corpo como um todo, no seu ritmo, sem forçar ou ir além dos limites de cada paciente.
Hoje os idosos estão buscando mais qualidade de vida, e o Método Pilates na terceira idade tem se destacado para esse público, com benefícios como:
– Melhora o equilíbrio;
– Promove bem-estar;
– Diminui o risco de queda;
-Melhora a flexibilidade e o ganho de força;
-Diminui a dor;
-Aumenta a socialização.
O Método Pilates na terceira idade traz uma nova visão de vida ao idoso, aumentando o conforto e dinamismo, além de retirar, aos poucos, a dependência de seus filhos e responsáveis na realização de tarefas cotidianas.
Também é importante reforçar que as contraindicações do vão depender dos limites de cada um, mas a maioria são relativas e não absolutas.
Cada exercício desafia a superação, evolução e autoconhecimento, mas não podemos deixar de respeitar as limitações do corpo para não causar frustrações ou baixa autoestima.