A onda de calor e tempo seco que afetam o estado do Piauí e a capital Teresina, vem impactando a saúde dos olhos da população, além dos casos de desidratação, sintomas respiratórios e a mucosa ressecada dos lábios.
O clima seco é capaz de provocar a evaporação das lágrimas de forma mais acentuada, reduzindo a lubrificação ocular, causando vermelhidão, sensação constante de cisco no olho e coceiras. Caso esse olho, com esses sintomas, tenha contato com bactérias ou vírus, é possível que a pessoa desenvolva algum tipo de conjuntivite.
A indicação dos oftalmologistas é o uso de lubrificantes oculares ou lágrimas artificiais. Já no caso das conjuntivites, é necessário tratamento por meio de colírios com antibióticos ou corticoides.
Sintomas, como coceira e vermelhidão, estão presentes tanto em casos de Olho Seco, como nas conjuntivites. Já as pálpebras inchadas, sensação de areia nos olhos e secreção estão presentes apenas nas conjuntivites.
Recomendações para proteção dos olhos
– Uso de óculos de sol para proteger os olhos dos rádios ultravioletas e evitar a evaporação das lágrimas;
-Compressas de água gelada para diminuir a coceira nos olhos;
-Colocar vasilhas com água ou umidificadores no ambiente para melhorar a respiração.
Além dos olhos, é preciso ficar atento à mucosa dos lábios seca e a desidratação sistêmica, quando falta líquidos no corpo.
A quantidade ideal, do consumo de água, varia conforme o peso da pessoa. Por exemplo, uma mulher de 58 kg deve beber 2,2 litros e um homem de 70kg, 2,5 litros.