A fisioterapia passou a ser uma das recomendações elaboradas pelo Ministério da Saúde para os pacientes que estão em processo de recuperação,

O Brasil registrou no primeiro trimestre deste ano o crescimento de 43,9% do número de casos de dengue no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, avaliam que o crescimento de novos casos de dengue e chikungunya pode ter acontecido, por consequência do efeito da pandemia de Covid-19 e a correlação das ações de controle do mosquito.

Transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, a dengue e a Chikungunya têm sintomas muito semelhantes. A Dengue, porém, se diferencia pela persistência de dores no corpo, enquanto a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Além disso, a doença pode levar a lesão no nervo responsável pela semicontração, danos cerebrais que podem dificultam a coordenação motora e até deformação nas articulações.

Por conta desse tipo de lesão, a fisioterapia passou a ser uma das recomendações elaboradas pelo Ministério da Saúde para os pacientes que estão em processo de recuperação, o tratamento é sugerido na fase aguda da doença. A recomendação se fez necessária, pois pacientes que estão com a doença precisam trabalhar o fortalecimento muscular para melhorar os efeitos das dores nas articulações, além de trabalhar, se for necessária, a estimulação elétrica nervosa transcutânea.

Os cuidados foram muito importantes para a boarecuperação do psicólogo e professor, Francisco Melo, que passou sete dias com sintomas intensos, como febre e dores por todo o corpo.

“Fiquei uma semana com sintomas pesados, a primeira noite eu não consegui dormir com febre e muitas dores no corpo. Fui ao hospital pela manhã, fui medicado e voltei pra casa. Até hoje sinto muitas dores nas articulações, às vezes começa a doer as do pé. Minhas exterminadas doem bastante, na verdade. O que tenho feito também é usar a minha bolinha de apertar, para evitar Burnout, para melhorar a dor nas articulações da mão”, explica.

O fisioterapeuta, é bom destacar, não é o responsável por promover a cura para estes problemas. No entanto, a especialidade tem “ferramentas” e “terapias” que são importantes ounecessárias para promover a melhoria e darqualidade de vida de pacientes que estão convivendo com esses sintomas, como no caso de Francisco.

Por causa das dores, a dificuldade de locomoção acaba sendo impactada também, nesse sentido a Unifiso se preparou para destinar uma equipe altamente preparada para realizar o home care e pode ajudar pessoas que estão sofrendo por causa dos sintomas da chikungunya.

Cuidados

Para evitar que seu corpo entre em contato com o vírus que provoca a dengue e chikungunya, não há outra recomendação se não a eliminação do mosquito. Esta eliminação, no entando, não pode ser pensada apenas quando o mosquito já vive, mas antes mesmo dele nascer, por isso é importante não deixar água parada e mantendo o domicílio sempre limpo e em constante observação, especialmente depois da chuva.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *