Quando uma pessoa sofre um AVC, precisa de cuidados especiais para recuperar a qualidade de vida. Este processo, entre outros fatores, precisa considerar a reabilitação da capacidade de linguagem do paciente. É neste momento que um fonoaudiólogo torna-se tão necessário. Entendaagora a importância deste profissional na recuperação de um paciente pós-AVC.

Tudo começa com a alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral que compromete a circulação de sangue na região comprometendo o transporte de oxigênio e nutrientes ao cérebro. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como derrame ou AVC, é a segunda maior causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta ocorrência é causada por alguns fatores, entre eles a má formação de uma artéria, até fatores ligados aos problemas de saúde como taxas de colesterol, diabetes, triglicérides elevados, pressão alta.

Por isso, ter acompanhamento de um fonoaudiólogoé importante, pois o pós-alta envolve uma abordagem multidisciplinar. O especialista em fonoaudiologia, por exemplo, vai precisar avaliar os distúrbios de linguagem, de fala e de deglutição, que podem ou não aparecer nestes pacientes.

O tratamento depende muito do paciente, uma vez que cada tipo de AVC tem um tratamento próprio.Quando a lesão é no Hemisfério Esquerdo do cérebro, por exemplo, ocorrem principalmente afasias, que é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa.

Já quando o acidente acontece no Hemisfério Direitoocorre, entre outros, a alteração visuoespacial, que é por onde podemos controlar distância entre objetos, muito útil ao estacionar um carro, por exemplo.Diante de uma avaliação é que o fonoaudiólogopoderá determinar qual o melhor tipo de tratamento para melhorar a qualidade de vida daquele paciente.

Especialistas recomendam mudanças no estilo de vida, especialmente quando exames mostrarem alterações significativas, pois o controle do colesterol pode ser um bom aliado para evitar a ocorrência do AVC. Mas, é bom destacar, nem todos os problemas de saúde que aumentam os riscos podem ser evitados. Manter uma boa alimentação e atividades físicas pode ser ações aliadas, porém não é tudo.

A homecare Unifisio Saúde atua nestes casos promovendo o conforto e mantendo a relação familiar, tão importante nestes casos.

O especialista em fonoaudiologia, por exemplo, vai precisar avaliar os distúrbios de linguagem, de fala e de deglutição, que podem ou não aparecer nestes pacientes.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *