O dia a dia de muito trabalhadores, especialmente com o crescimento do trabalho em regime home office, tem transformado a postura e levado a muitos a desenvolver problemas na coluna. As cobranças, o desgaste físico e mental durante e após o exercício da atividade profissional, pode auxiliar ainda mais o desenvolvimento do problema.
Além da questão do home office, algumas profissões exigem mais tempo em frente ao computador, outras, em frente ao celular, por exemplo. Isso tudo inevitavelmente depende da forma como esses equipamentos estão sendo usados. Pois o mau uso está justamente em ficar muito tempo com a postura encurvada, deixando os ombros caídos e para frente.
Estes chamados “vícios posturais” acabam sendo os responsáveis pelo surgimento de diversas complicações, tais como dores na coluna e musculares. Se não corrigidas, a má postura e outros problemas podem evoluir para algo mais grave como ocorrências de LER (lesões por esforços repetitivos), escoliose, hipercifose, e hérnia de discoe até DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho). A questão é tão séria que segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho.
Mas como evitar problemas posturais no trabalho ou no uso das tecnologias?
Além dos trabalhadores, estudantes podem sofrer de algumas dos problemas anteriormente citados. O grande ponto em comum é a questão da postura adotada ao usar especialmente o computador e o celular.
Uma das primeiras medidas a ser adotada para melhorar e evitar problemas na postura, sem dúvidas, é repensar o ambiente de trabalho ou estudo. A mesa e o computador estão da altura certa? A cadeira é minimamente confortável para criar uma postura correta durante o uso? É extremamente importante criar um ambiente onde pernas e braços criem um ângulo de 90º.
Além da má postura, algumas atividades exigem um esforço repetitivo para que sejam executadas. Neste caso há algumas coisas que se pode fazer para tentar evitar algum problema. Por exemplo: a cada hora levantar-se e alongar os dedos, mãos e braços; realizar uma pequena caminhada de dentro do ambiente de trabalho, entre outros.
Outro cuidado que pode prevenir o surgimento de dores e ajuda na criação de uma boa postura, é saber dormir em posição correta e confortável. Assim sendo, quando for deitar, crie o hábito de dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas, assim a coluna fica na mesma altura. Além disso, preste atenção à cabeça que deve usar um travesseiro macio, mas que tenha uma altura compatível entre o ombro e a cabeça.
Como você pode ver, a má postura pode acarretar vários incômodos e até gerar graves doenças. Por isso cuide de sua postura e se achar que há um problema que precise de ajuda, procure um médico.
No comment yet, add your voice below!