Em um mundo de tendências de saúde em constante evolução, uma prática atemporal continua forte como pilar do bem-estar materno e infantil: a amamentação. A amamentação é de extrema importância para a nutrição infantil e proporciona um vínculo único entre mãe e filho. Falando nisso, agosto é mês da campanha “Agosto Dourado” que promove o aleitamento materno. Vamos entender a campanha e porque este ato é cada vez mais importante para a saúde dos bebês e das mamães.
Antes de qualquer coisa é preciso entender que o leite materno é uma obra-prima da natureza, meticulosamente projetado para atender a todas as necessidades do bebê. Ele é repleto de nutrientes essenciais, anticorpos e enzimas, é um pacote completo que apoia o sistema imunológico do bebê.
Além disso, amamentar não é apenas o ato de alimentar; é uma conexão profunda entre uma mãe e seu filho. Atualmente a ciência já compreende que este ato cria conexões emocionais profundas entre mãe e filho, assim como estimula o crescimento de sentimentos entre eles.
Mas a amamentação no Brasil não era algo tão popular. Na década de 80, por exemplo, o percentual de crianças brasileiras com menos de 6 meses alimentadas exclusivamente com leite materno não passava de 3%. Somente 40 anos depois, este percentual chegou aos 46%, de acordo com o Ministério da Saúde.
Campanhas como o Agosto Dourado foi criada, na década de 90, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, também fazem parte desta mudança cultural sobre concepção a respeito da amamentação.
Mas porque incentivar amamentação se é um ato tão natural? É um ato natural, porém o aleitamento materno precisa de uma rede de apoio. Há mulheres que apresentam dores no ato, há a questão da volta ao trabalho, falta de apoio paterno e até falta de conhecimento sobre a ‘pega correta’ que é o ato em si de como colocar o bebê para sugar o peito.
No Brasil, por meio da Lei nº 13.435/2.017, que determina a intensificação de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, o mês de agosto vem recheado de atividades que o Ministério da Saúde promove. As atividades são diversas e podem atravessar vários campos sociais, tais como: realização de palestras, divulgação da campanha pelas mídias, reuniões comunitárias e, em algumas cidades, até iluminação de espaços com a cor dourada.
Por isso a Campanha Agosto Dourado é tão respeitável ao redor do mundo, pois ela promove a conscientização pela importância do aleitamento, explicando sobre saúde, higiene, boas prática alimentares, desnutrição e redução da mortalidade infantil.
No comment yet, add your voice below!