Chegou o período do São João e, com ele, muitas delícias que são uma verdadeira tentação para muitas pessoas. Pamonha, canjica, mungunzá, bolos, pé de moleque, milho cozido ou assado, maçã do amor, paçoca, maria isabel, são exemplos de pratos típicos do São João.
Mas, ainda que sejam muito apetitosos, é preciso que o consumo seja feito com precaução porque eles são alimentos bastante calóricos. É importante consumir esses alimentos de forma cautelosa, porque são pratos ricos em carboidratos. Além disso, é comum que se utilize bastante açúcar e sal durante o preparo. Vale lembrar que, o uso excessivo de sal, leva ao aumento no risco de doenças crônicas, como hipertensão e doenças cardiovasculares; e o uso excessivo de açúcar pode ocasionar um maior risco de diabetes, obesidade e dificulta o processo de emagrecimento.
Vale a pena ressaltar sobre o milho, ingrediente que está presente em boa parte dos pratos juninos. Ele possui vitaminas do complexo B e carotenoides, que são compostos bioativos atuantes na prevenção de doenças e contribuem com a saúde da pele e ocular. O milho natural, que vem com palha, tem fibras importantes para manter o bom funcionamento intestinal. Já os enlatados são ricos em sódio e aditivos, se possível, devem ser evitados.
Entre as pessoas intolerantes ao glúten e lactose, mas desejam consumir o milho, precisam evitar misturas com aveia, trigo e leite. Já entre os diabéticos, é indicado substituir o açúcar por adoçantes, como xilitol, stevia e eritritol.