De acordo com a fisioterapeuta Sarah Montes, a melhor orientação é buscar ajuda de um profissional quando a dor não passa nem mesmo com o uso de medicação indicada.

A artrite é uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis por engano) caracterizada pela inflamação das articulações. Esse processo inflamatório não se restringe apenas às mãos, onde comumente são mais afetadas, mas todas as articulações do corpo humano, especialmente na região dos joelhos e cotovelos.Neste artigo vamos entender melhor sobre a doença e como a fisioterapia é um caminho interessante para o alívio das dores.

A artrite reumatoide se desenvolve em cerca de 1% da população. No Brasil, estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição. Destes apenas 4% procuram um reumatologista, de acordo com dados, de uma pesquisa do Ibope Inteligência realizada a pedido da Pfizer Brasil.

O problema, segundo especialistas, pode surgir também em decorrência de outras questões que se relacionam, com o excesso de peso, má alimentação, traumatismo causado por um acidente e claro, o desgaste da articulação por meio de um processo natural do corpo.

Os tratamentos vão desde o uso de remédio àscirurgias, isso depende muito da extensão do problema, no caso de cada paciente e como o médico que o acompanha irá lidar com cada particularidade. Por não haver exatamente umacura, o tratamento visa basicamente aliviar os sintomas da doença.

Como é o caso da dona de casa, Desterro Costa, que descobriu a artrite reumatoide em 2015. Ela conta que seus sintomas a levava ao desanimo.

“Descobri que estava [com a doença] após realizar vários exames. Fui medicada com os seguintes medicamentos: tectomet, ácido fólico, predinisona e reuquinol. Tudo começou, com uma dor muito intensa no punho, imediatamente a mão incha fica vermelha os dedos endurecido, o corpo fica febril sem ânimo. Outras vezes aparecem umas manchas roxas pequenas”, explica.

Fisioterapia

Há alguns modos de tratar o problema, entre eles há o tratamento por meio da fisioterapia, que pode ajudar diminuindo a dor e o processo inflamatório das articulações.

Ele funciona quando o profissional faz uso de recursos eletrotermoterapêuticos para diminuir o processo infamatório local e consequentemente a dor, além de uma série de orientações para casa, levando mais qualidade de vida para esse paciente.

“Se tiver com uma dor que não passa com a medicação que o mesmo está fazendo uso para artrite, aí sim, deve procurar o serviço de fisioterapia”, finaliza.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *