A broncopneumonia é um tipo de pneumonia que inflama os alvéolos, as estruturas dos nossos pulmões que trocam oxigênio com o sangue; sendo que, a pneumonia, é causada por vírus, bactérias, fungos ou inalação de substâncias tóxicas que prejudicam as estruturas do pulmão.
Mesmo sendo doenças diferentes, elas são tratadas da mesma forma, além de não terem grandes diferenças em relação aos sintomas: falta de ar, febre, sensação de cansaço e lábios azulados.
Quando há suspeita da doença é muito importante procurar o pneumologista ou clínico geral, para verificar a causa da inflamação e iniciar o tratamento mais adequado que costuma ser o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.
Sintomas da broncopneumonia
-Fraqueza muscular;
-Febre acima de 38ºC;
-Calafrios;
-Dificuldade para respirar;
-Aumento dos batimentos cardíacos;
Durante o diagnóstico, o médico avalia os sintomas apresentados e costuma solicitar a realização de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada e exames de sangue.
O tratamento costuma durar 14 dias e varia de acordo com a causa da inflamação. Geralmente, ele é baseado em 3 pilares: uso de medicamentos, oxigenoterapia e fisioterapia respiratória.
Cuidados importantes
É necessário adotar alguns cuidados durante o tratamento:
-Evitar mudanças bruscas de temperatura;
-Beber no mínimo 02 litros de água;
-Evitar fumar e ir em locais com fumaça;
-Fazer nebulizações com soro fisiológico;
-Manter o repouso e evitar fazer esforços.