Em outubro celebramos o Dia do Médico no Brasil. A data tem origem no país dentro da fé cristã-católica, pois neste dia que é também celebrado o Dia de São Lucas, considerado o padroeiro da medicina. O Dia do Médico é uma ocasião para expressar gratidão àqueles que dedicaram suas vidas ao cuidado e à preservação da saúde humana. É um dia que nos lembra dassuas contribuições extraordinárias.

Entre a diversidade de médicos, um grupo se destaca pelo seu serviço notável: os geriatras. Os geriatras concentram seus conhecimentos na saúde e no bem-estar dos idosos. E porque eles são tão importantes? Por que nossa população está envelhecendo e à medida que a nossa população global envelhece, a importância dos geriatras torna-se cada vez mais significativa.

A medicina geriátrica é um campo único que exige um conjunto específico de habilidades e conhecimentos para atender às necessidades complexas dos pacientes idosos. O geriatra desempenha um papel crucial na compreensão dos diversos desafios de saúde que acompanham o envelhecimento, como doenças crônicas, declínio cognitivo, problemas de mobilidade e polifarmácia, onde os indivíduos tomam vários medicamentos. Oferecem atendimento especializado que leva em consideração o bem-estar holístico dos idosos.

“Hoje a gente já tem uma expectativa de vida que ultrapassa os oitenta anos. Então nunca a geriatra foi tão importante para a população como ela é hoje. E é o geriatra justamente esse médico que vai cuidar para que esse envelhecimento ocorra de forma mais saudável. Envelhecer é algo que de fatofisiologicamente vai acontecer excessivas alterações. Eu costumo dizer que meus pacientes não é só o cabelo que embranquece, não é só a pele que enruga. São várias alterações. O cérebro ele funciona de uma forma diferente, o coraçãofunciona de uma forma diferente o geriatra ele é aquele médico que vai estar te auxiliando a ter o envelhecimento saudável”, explica o médico geriatra da Unifísio Saúde, Izaniel Oliveira.

Avanços

Os geriatras passam por amplo treinamento para compreender as nuances do envelhecimento. São profissionais equipados para gerenciar uma ampla gama de condições relacionadas à idade e fornecer uma abordagem de atendimento centrada no paciente. Além disso, eles precisam constantemente de atualizações, para que acompanhem os avanços médicos que auxiliam na evolução dos cuidados e tratamentos dos pacientes.

Segundo o dr. Izaniel Oliveira dois avanços médicos tem rendido e renderão ainda mais bons frutos. Ele conta que estão situados em duas áreas: osteomuscular e cardiovascular.

“A questão osteomuscular. Cada vez mais substâncias, colágenos para garantir um pouco mais de massa muscular, massa óssea. O idoso que é independente, que tem pouca limitação funcional, ele vai ter muito mais saúde. Ele vai mais resolutivo, ele vai gripar menos, por exemplo, ele vai ter menos infecção. Um segundo ponto e no ponto é até mesmo cardiovascular, muitas medicações novas, associações de medicações de pressão, de insuficiência cardíaca garantindo ao paciente é uma sobrevida maior”, conta.

O médico ainda destaca os tratamentos da sarcopenia, que basicamente são exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada paciente, e dieta orientada.

“O principal [avanço] desses últimos anos com relação ao idoso, são os tratamentos da sarcopenia.É a perca de massa muscular. Antigamente pensava que tinha o idoso tinha que ficar ali sentado, parado, esperando o tempo passar. E hoje a gente vê que é justamente o contrário, tem que se movimentar. Tempraticar atividade física, tem que fazer uma academia. Aquilo que ele puder fazer diante da sua condição física que o físico não limite ele precisa estar fazendo porque com certeza ele vai garantir mais saúde e mais tempo de vida”, finaliza.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *