De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), do total de 56,1 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, 25% deste grupo tem catarata, ou seja, 14 milhões de pessoas. Os dados são preocupantes e precisa-se de mais informação sobre a doença. Por isso, vamos entender melhor o que é catarata, se há como prevenir e suas formas de tratamento.

A catarata é uma doença ocular comum caracterizada pela turvação do cristalino natural do olho, que geralmente é transparente. Essa turvação prejudica a visão ao obstruir a passagem da luz para o olho e focalizá-la na retina. Como resultado, a catarata pode causar visão embaçada, cores desbotadas e dificuldade de visão noturna. Com o tempo, se não for tratada, a catarata pode afetar significativamente a capacidade de ver claramente e realizar as atividades cotidianas.

Por ser um problema de saúde global, o Brasil não é exceção. A prevalência de catarata no Brasil é significativa e representa um importante problema de saúde pública. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a catarata é uma das principais causas de deficiência visual e cegueira no país.Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) confirmam que a doença responde por 49% da cegueira no país.

Frequentemente associada ao envelhecimento e com vários fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento, a catarata não é um tipo de problema que seja possível prevenir completamente, porém existem várias medidas que se pode tomar para reduzir o risco de desenvolvê-la ou retardar seu aparecimento. Tais como:

• Proteja seus olhos da radiação UV: A exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) do sol pode aumentar o risco de catarata;

• Mantenha uma dieta saudável: Comer uma dieta rica em antioxidantes, como vitaminas A, C e E, pode apoiar a saúde ocular;

• Gerenciar condições crônicas: diabetes e pressão alta podem aumentar o risco de catarata. Gerenciar essas condições por meio de cuidados médicos adequados, medicamentos e estilo de vida;

• Exames oftalmológicos regulares: Agende exames oftalmológicos regulares. Eles podem detectar os primeiros sinais de catarata e outras doenças oculares.

Tratamento

Infelizmente quando o assunto é tratamento primário, no caso da catarata, a cirurgia é o tratamento mais eficaz e comum. Há cirurgias que é feita uma pequena incisão no olho e há a técnica via laser, que é uma técnica moderna que utiliza um laser para realizar algumas das etapas do procedimento de cirurgia de catarata.

De maneira geral a cirurgia de catarata é minimamente invasiva e geralmente segura, com alta taxa de sucesso. Os pacientes geralmente experimentam uma melhora significativa em sua visão logo após o procedimento.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *