As compressas com água quente ou fria são indicadas em casos de traumas ocasionados por quedas e pancadas. O gelo possui ação anestésica e ajuda a diminuir o hematoma no local afetado. Já a compressa quente aumenta a circulação sanguínea e é recomendada para usar no caso de distensão muscular ou dor crônica.

No tratamento fisioterapêutico, a compressa de gelo e as compressas quentes são tratamentos acessíveis e eficazes. O uso do gelo no tratamento terapêutico é denominado crioterapia e é feito com o uso da bolsa de gelo, de 20 a 25 minutos. Quando a pessoa está com uma dor aguda, é escolhido o gelo; já a compressa quente, é usada para tratar uma lesão mais crônica visando diminuir espasmo muscular.

É válido lembrar que, caso os sintomas do trauma não sumam em até sete dias, ainda com o uso das compressas, é preciso consultar um médico para que ele verifique o grau da lesão e avaliar se é necessária uma cirurgia ou outro tratamento específico.

As compressas quentes e frias precisam ser aplicadas com cautela e seguindo cuidados importantes. Ao usar compressas de gelo e de calor, pacientes diabéticos devem atentar-se por causa da redução da sensibilidade.

Quanto à combinação de ambos, existem casos em que é a melhor opção no tratamento. É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado. Esta técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

Cuidados importantes

É preciso tomar alguns cuidados com a pele ao aplicar gelo ou calor. O principal é proteger a pele com uma toalha úmida e colocar a compressa por cima, assim, evita-se o risco de queimaduras.

As compressas devem ser feitas por até 48 horas, porque depois deste tempo não existe mais tanto efeito. O tempo de utilização é de 20 minutos a meia hora, no máximo de três a quatro vezes por dia.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *