A compulsão alimentar é caracterizada pela vontade de comer rapidamente e em grandes quantidades, ainda que a pessoa não esteja com fome! O transtorno causa ganho de peso em excesso e, em certos casos, pode ocasionar outros distúrbios como bulimia e depressão.
Este transtorno alimentar pode acontecer devido às crises de ansiedade, dietas muito restritivas e feitas sem acompanhamento médico adequado ou perdas emocionais significativas. Vale ressaltar que a compulsão alimentar tem cura, sendo importante a identificação e tratamento ainda no início dos sintomas.
Fique de olho nos principais sintomas da compulsão alimentar:
– Comer uma quantidade grande de comida, ainda que não se tenha fome;
– Ter extrema dificuldade em parar de comer;
– Alimentar-se com combinações estranhas de alimentos como feijão gelado com queijo, entre outros;
-Comer escondido e bem rápido;
– Sentir pouca ou nenhuma preocupação com o excesso de peso;
– Sentir um prazer indescritível ao comer;
– Problemas como obesidade ou sobrepeso porque a pessoa consome mais calorias do que gasta;
– Sentimentos de infelicidade com a própria imagem.
Devido aos sentimentos de infelicidade, é comum que a pessoa que sofra com a compulsão alimentar tenha ansiedade, bulimia ou depressão, por exemplo. Alémdisso, o paciente pode ter outros problemas de saúde como respiratórios, alterações cardiovasculares, diabetes e deficiências nutricionais.
Pela complexidade do problema é necessário que exista uma equipe multidisciplinar engajada no tratamento! Nutricionista, psiquiatra, psicólogo e endocrinologista são os mais indicados.
Entretanto, inicialmente, o médico mais indicado para identificar, tratar e orientar a compulsão alimentar é o endocrinologista que fará uma avaliação detalhada, determinando possíveis alterações hormonais.
Tratamento
O tratamento deve ser feito o quanto antes for identificado o problema. Geralmente, é recomendado que o tratamento para a compulsão seja feito através da consulta com um psicólogo, pois assim, é possível identificar as razões que levaram a pessoa para a compulsão alimentar. Estas razões serão tratadas posteriormente durante as sessões de psicoterapia.
Através das sessões de terapia que os sintomas do transtorno alimentar passam a ser suavizados e diminuídos, sendo de suma importância o tratamento em conjunto com os remédios receitados pelo psiquiatra. É comum que os remédios receitados sejam controladores de apetite ou do sistema nervoso, além do uso de antidepressivos. A dose e o medicamento variam de acordo com a idade do paciente, peso e particularidades da compulsão alimentar.
Além do acompanhamento do psiquiatra, psicólogo e endocrinologista é importante que o nutricionista esteja presente no tratamento. Ele vai orientar sobre o que deve ser consumido, isto é, as principais e melhores escolhas alimentares, além das quantidades e os momentos mais adequados do dia para se alimentar. Praticar atividades físicas também é importante porque alivia a ansiedade, melhora o humor e acaba desviando a atenção do paciente para a comida.
No comment yet, add your voice below!