A campanha “Abril Verde” visa promover a conscientização sobre a doença de Parkinson, e além de trabalhar a consciência coletiva da população, visa fornecer informações atualizadas para ajudar pacientes e familiares para lidar com o problema.

A cor que dar nome a campanha se deu porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), verde representa a esperança de cura para os doentes. Em anos anteriores o Congresso Nacional brasileiro chegou a ficar iluminado por duas cores, o verde e o vermelho, em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado no dia 11 de abril.

A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso que afeta principalmente o movimento. Os sintomas incluem tremores, rigidez muscular e problemas de equilíbrio. A doença é causada pela morte das células nervosas que infectaram dopamina, um neurotransmissor que ajuda a controlar o movimento.

Infelizmente, ainda não há cura para a doença de Parkinson. No entanto, o tratamento pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas, enquanto a fisioterapia e a terapia ocupacional podem ajudar a melhorar a mobilidade e a funcionalidade.

No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. Além disso, segundo publicação da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, estudos internacionais estimam que o número de pacientes com Doença de Parkinson no Brasil dobrará até 2030. Mundialmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que aproximadamente 1% de pessoas com mais de 65 anos tem a doença. 

Durante o mês de Abril Verde, muitas organizações, grupos e comunidades ao redor do mundo se unem para aumentar a conscientização sobre a doença de Parkinson. A Associação Brasil Parkinson (ABP), por exemplo, promove vários eventos. Ano passado chegou a lançar um ebook que tratava sobre conscientização, sintomas, diagnóstico precoce e tratamentos.

Se você começou a perceber tremores nas mãos, lentidão dos movimentos voluntários, dificuldade em tarefas diárias, problemas na fala de pessoas próximas a você, é importante buscar tratamento e apoio. A chave para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson é ter um diagnóstico precoce e fornecer o apoio.

A campanha “Abril Verde” visa promover a conscientização sobre a doença de Parkinson, e além de trabalhar a consciência coletiva da população, visa fornecer informações atualizadas para ajudar pacientes e familiares para lidar com o problema,

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *