O sistema respiratório tem muita importância para nosso organismo, já que é por meio dele que acontecem as trocas gasosas, fundamentais para manter a saúde corporal.
Quando a pessoa adoece e passa a sofrer com doenças respiratórias, algumas funções ficam comprometidas, atrapalhando a qualidade de vida e, em casos mais graves, pode interferir na sobrevivência do paciente.
Separamos algumas doenças respiratórias mais comuns:
Bronquite
É uma inflamação dos brônquios causada por vírus, bactérias e outros agentes. Quando há essa inflamação, os brônquios passam a ficar estreitos, assim como toda a musculatura ao redor se estreita e cause a produção de muco.
A doença pode ser aguda ou crônica e tem tratamento. Na aguda, ela é marcada por um aparecimento súbito e crises curtas; já na fase crônica, existe a presença exagerada de muco e crises extremamente duradouras que não cessam.
Alergias
Elas costumam aparecer quando existe uma reação do sistema imunológico a determinadas substâncias, causando alergias que podem afetar garganta, pulmões e nariz. É um dos problemas crônicos respiratórios mais comuns!
As alergias podem ser causadas por picadas de insetos, pólen, mofo, látex, pelos de animais e alimentos, dentre outras coisas. Torna-se necessário estar sempre atento aos sintomas e buscar o alergista para tratamento.
Asma
A asma é bastante comum durante a infância e, apesar de não ter cura, há tratamentos eficazes que possibilitam a administração da doença ao longo da vida.
Ela se caracteriza pelas crises de falta de ar e espasmos pulmonares. Os fatores que levam às crises podem ser os mais diversos: fumo, infecção, poluição, alergias, etc.
Podemos citar outras doenças respiratórias, como:
-Pneumonia;
-Rinite;
-Sinusite;
-Tuberculose;
-Faringite;
-Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
-Fibrose Cística
Existem alguns cuidados capazes de prevenir o aparecimento das doenças respiratórias citadas acima. Confira:
Buscar ar puro
Os ambientes fechados e com ar-condicionado podem ser bastante prejudiciais. Por isso, dê preferência aos ambientes arejados e limpos. Se você sofre de doenças respiratórias com frequência, experimente fazer passeios eexercícios físicos ao ar livre.
Fuja das aglomerações
Evite locais fechados e com muita concentração de pessoas como teatros, igrejas, casas noturnas e cinemas. Esses lugares são propícios para propagar germes e vírus. Basta que uma pessoa esteja doente para colocar todas as outras em risco. Se estiver com sintomas de alguma doença respiratória, evite visitar esses locais.
Fuja dos ácaros
Mantenha-se longe dos objetos que podem abrigar ácaros.
Cortinas, bichos de pelúcia e tapetes são alguns exemplos. Esses objetos são o hábitat desses bichinhos que costumam ser um verdadeiro perigo para o sistema respiratório.
Alguns cuidados são indispensáveis na prevenção das doenças respiratórias:
• Mantenha a umidade do ar;
• Respire sempre pelo nariz;
• Lave bem as mãos;
• Alimente-se bem;
• Beba bastante água;
Tratamento das doenças respiratórias
O tratamento depende do tipo de doença, a gravidade e o estado em que se encontra o paciente. Nos casos menos graves, medicamentos como antibióticos e corticosteroides costumam ser passados pelo médico.
Já em casos mais graves, pode ser necessário fazer uso da ventilação mecânica, fisioterapia, oxigênio e ventilação líquida.
Apenas o médico é capaz de dar o diagnóstico correto e indicar a medicação e as terapias necessárias.
No comment yet, add your voice below!