Muita gente sofre com dores no meio do pé, mas não sabem qual o problema. Essas dores podem ser causadas por algumas condições, como:
– Fascite plantar;
-Tendinopatias (problemas que atingem os tendões);
-Fraturas causadas por estresse nos metatarsos (cinco ossos no meio do pé);
-Neuropatia, que causa formigamento e choque na região plantar;
-Entorses do ligamento de Lisfranc, uma estrutura que fica no meio do pé;
Para que o paciente faça um diagnóstico correto, é necessário que ele passe pela avaliação de um médico ortopedista. Na consulta, serão feitos exames físicos detalhados e, muitas vezes, também são realizados exames de imagem complementares.
Tratamento
O tratamento para as dores no meio do pé é personalizado, porque vai depender da causa identificada após um diagnóstico preciso.
De um modo geral, são recomendados repouso e aplicação de gelo ou compressas quentes para aliviar a inflamação e a dor.
O uso de medicamentos corticosteroides e anti-inflamatórios ajudam a reduzir as inflamações, além de aliviar os sintomas dolorosos. As sessões de fisioterapia são essenciais para o tratamento e recuperação do paciente.
Na Unifisio contamos com os profissionais capacitados para realizar essas sessões, acompanhar seu desenvolvimento e recuperação.
Além das sessões de fisioterapia, é preciso dar suporte ao paciente quanto a correção de desalinhamentos da pisada. O uso de palmilhas ortopédicas juntamente com os exercícios de fortalecimento muscular são fortes indicações.
Há casos em que o ortopedista vai optar pela cirurgia. Isso pode acontecer quando nenhum dos outros tratamentos acabaram com as dores no meio do pé.
É possível prevenir o problema?
É válido afirmar que, muitas das dores sentidas nos pés são causadas devido ao uso de calçados inapropriados. Evitar calçados muito rasteiros, com solados duros, é fundamental, principalmente se a pessoa fica muito tempo em pé ou caminha muito.
Há também outras atitudes que devem ser feitas no dia a dia para colaborar com o tratamento. Manter o peso saudável, diminui a pressão nos pés e ajuda a reduzir a dor!
Outra ação importante é, quando sentir dor, reduzir as atividades que forçam muito seus pés, como saltar, correr ou outra atividade de impacto.
Mantenha sempre em dia suas visitas ao médico ortopedista para realizar seu acompanhamento.
No comment yet, add your voice below!