A enfermagem é a profissão que vem a mente quando se fala em cuidados. Com a pandemia de Covid-19, essa profissão ganhou cada vez mais destaque foi então que as pessoas passaram a perceber que estes profissionais são peças fundamentais para a área da saúde. Em se tratando de serviços Home Care, a enfermagem tornou-se absolutamente imprescindível. 

Principal em 2020 e 2021, a população podia ver a luta da enfermagem brasileira para tentar atender os pacientes, apesar da exaustão. Isso porque um paciente acamado, especialmente, precisa de acompanhamento ininterrupto e é a equipe de enfermagem que precisa garantir esta atenção.

Nas clínicas de Home Care, por exemplo, os profissionais de enfermagem são responsáveis por vários tipos de trabalho, desde garantir o conforto do cliente/paciente, até a aplicação correta dos tratamentos e remédios prescritos. Essa atenção toda é necessária para que os cuidados com o paciente acamado, que em algumas situações pode estar depende de sondas e alimentação parenteral e enteral, sejam mantidos da forma mais humanizada possível, até a plena melhoria de um paciente, se for o caso.

Com esta realidade, a tão almejada recuperação em domicílio tornou-se uma alternativa bastante atraente para muitas famílias nos últimos anos, isso porque além de obter um tratamento mais próximo e mais humanizado, o home care facilita o acesso da família do acamado, sem necessariamente quebrar a rotina de cuidados.

Veja abaixo que tipos de cuidado o enfermeiro precisa estar atento quando está voltando para atendimento home care:

✓ Conforto do quarto do paciente. Isso envolve desde a entrada de luz natural, durante o dia, e bastante ventilação, até o tipo de colchão deve ser usado.

✓ Horário das medicações. É de extrema importância que o enfermeiro tenha bastante atenção aos medicamentos, isso porque muitos pacientes acamados possuem mais de um tipo de medicação e horários diferentes para acessar estas drogas. Além disso, o profissional precisa ter atenção redobrada com medicamentos por via oral, para evitar engasgos, por exemplo.

✓ Feridas e machucados. É essencial que o profissional se atente em tratar feridas e evitar que lesões e machucados, devido ao longo tempo de repouso do paciente, não tragam futuros problemas tanto para a pele, quando para a coluna. O enfermeiro deve trocar os curativos com determina frequência, assim como mudar a posição de seu paciente.

Um paciente acamado, especialmente, precisa de acompanhamento ininterrupto e é a equipe de enfermagem que precisa garantir esta atenção.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *