É natural que todos nós envelheçamos e para que a terceira idade seja bem aproveitada, cuidados com suas necessidades nutricionais são cada vez mais importantes, especialmente porque é nesta fase que há um enfraquecimento do sistema imunológico.

Focar na boa alimentação ajuda a prevenir doenças típicas da idade, mas também combate problemas como diabete, gastrite, hipertensão, entre outros. Neste artigo iremos entender a importância da alimentação saudável para pacientes idosos.

O pilar de uma alimentação saudável para idosos é ter dieta balanceada. Ou seja, com a ajuda de um nutricionista, o paciente poderá entender que certos alimentos introduzidos no dia a dia podem ajudar a melhorar algum aspecto nutricional que outros. Além disso, o profissional irá se atentar para o idoso ter acesso a diferentes grupos de alimentos, incluindo carboidratos complexos, gorduras saudáveis, fibras, além de frutas, legumes e vegetais.

De maneira geral, pacientes idosos requerem uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Essa questão se deve a necessidade de manter uma massa muscular saudável para garantir a mobilidade, e manter também a densidade óssea, especialmente quando se trata de mulheres, além de um metabolismo bem controlado.

Para garantir isso tudo, idosos precisam consumir proteínas, cálcio, ferro e outros minerais. Outra questão que deve se atentar é construir uma dieta rica em fibras e frutas para que problemas como constipação sejam prevenidos e controle de peso seja monitorado.

Para garantir isso tudo, idosos precisam consumir proteínas, cálcio, ferro e outros minerais. Outra questão que deve se atentar é construir uma dieta rica em fibras e frutas para que problemas como constipação sejam prevenidos e controle de peso seja monitorado.

Apetite

É normal o idoso perder o apetite. Isso é um problema comum no envelhecimento. Por isso, que primordial que o cardápio de um idoso seja muito bem trabalhado e contenha, conforme o entendimento do nutricionista que o acompanha, alimentos ricos nos mais diversos nutrientes, porque as necessidades nutricionais precisam ser supridas, já que a falta de apetite é uma realidade.

Quando falamos sobre nutrientes, estamos pontuando um vasto grupo de alimentos que incluem frutas e vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. O destaque para esse grupo específico de alimentos é porque eles conseguem fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes necessários que os pacientes idosos precisam para se manterem saudáveis.

Hidratação

Manter-se bem hidratado também faz parte de uma rotina para uma alimentação saudável, isso garante que não haja surgimentos de infecções do trato urinário, constipação e cálculos renais.

Assim como em qualquer idade, é sempre importante que haja um consumo de no mínimo 2l de água ao longo do dia. Evitar a desidratação é um passo que parece pequeno, mas que faz toda a diferença para a manutenção do bem-estar.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *