O corpo humano é mais inteligente que muitas pessoas acreditam. Há muitas situações onde uma doença ou um incômodo temporário, o próprio corpo dá sinais de que um alimento específico seria o conveniente. Exemplo disso é a sopa quando estamos muito gripados, caldinho quando estamos de ressaca ou limão quando sentimos problemas na digestão.
O fato é que a alimentação pode definir se um indivíduo tem qualidade de vida, imunidade e até bom humor. A preocupação humana com esse tema é tão grande que atualmente o assunto, que antes gerava muitas dúvidas e desconfianças, passa a ser de conhecimento comum: para ter uma saúde equilibrada, uma pessoa deve dar preferência a alimentos saudáveis.
Mas porque comer mais verde, ou melhor, colorir mais o prato nas refeições é algo tão importante e ajuda na imunidade? Isso ocorre pela complexidade do sistema imunológico dos seres humanos, que é formado por milhões de células de tipo, funções e locais diferentes espalhadas por nosso corpo. Estas células funcionam como um exército de defesa, que vai combater infecções provocadas por vírus e bactérias.
É por isso que muitos especialistas indicam que pessoas com hábitos mais saudáveis (unindo alimentação e exercícios físicos) e com boa imunidade, tenham mais chances de lutar contra os efeitos do covid-19 e dengue.
“Alguns alimentos podem piorar o nosso sistema imunológico, então uma alimentação que promova uma melhor imunidade é sempre uma alimentação voltada para alimentos naturais”, explica a nutricionista Luana Algarves.
Logo é consenso, entre especialistas, que consumir cada vez menos alimentos industrializados, menos sal e menos gordura, dando espaço a variedades naturais traz benefícios em pequeno, médio e longo prazo. O importante e compreender que cada corpo é diferente e que cada cardápio age de forma diferente.
“Existe alimentos que suas propriedades são maiores que os outros, são os chamados alimentos funcionais. Além de nutrir e melhorar o sistema imunológico, ele tem funções específicas para melhorar a imunidade. O que vai mudar, em relação a individualidade, são as quantidades, os horários”, esclarece a nutricionista.
O fato é que estar atento ao que se consome ao longo dia, mas sem “neuras”, é parte fundamental não só pelo bem do sistema imunológico, mas também porque ingerir alimentos ricos em nutrientes é fundamental para que uma pessoa tenha rotina de trabalho, estudo, vida pessoal com disposição e energia.
No comment yet, add your voice below!