Com a chegada do calor intenso na nossa região, alguns cuidados devem ser tomados para que ajude o corpo a enfrentar a mudança no tempo. Nestes dias, o mais recomendável é consumir muita água,alimentos ricos em mineiras, fibras e vitaminas.Nesse artigo vamos entender melhor porque alguns alimentos ajudam mais que outros.
No calor, por causa da transpiração, o corpo perde água mais rápido. Por isso, uma das principais dicas dos nutricionistas é sobre consumir mais água e até mesmo incluir a água de coco no dia a dia. Isso porque a água de coco serve, para não só manter a hidratação, mas repor sais minerais.
“Para repor além a hidratação, os eletrodos, é a água de coco. Os sucos de fruta acabam ficando pobres porque perde um pouco a fibra. Tem um pouquinho de vitamina, mas não vai repor e te deixar renovada como um copo de água de coco. O que podemos fazer também para a questão da hidratação é utilizar a água com sal integral”, explica a nutricionista da Unifisio Home Care, Ana Karolina Carvalho.
Quem tem resistência a consumir água, outra boa dica é investir em ‘águas saborizadas’ que é quando se adiciona, por exemplo: pedaços cortados de laranja, limão, pepino, entre outros, para dar sabor à agua. Este é um ótimo estímulo para consumir mais água, mas atenção esse tipo de bebida não deve levar a adição de açúcar. “As bebidas geladas como chás e sucos de fruta, se eles não forem adoçados com açúcar, eles vão ajudar a repor o líquido a diminuir a sensação de calor, mas também não pode ser consumido à vontade”, destaca a nutricionista.
Outra dica importante é os tipos de frutas para consumir. A melancia, por exemplo, é uma das melhores para consumir por causa do seu comprovado alto poder de hidratação. Rica em água, vitaminas, ela é perfeita para ser consumida geladinha. Além desse benefício, ela possui outro que também é muito interessante para se ter em época de calor: seu consumo ajuda a proteger a pele auxiliando o combate às queimaduras causadas pelo sol.
As saladas são outro tipo de alimentos que ajudam a enfrentar o calor. Folhas como as de couve, rúcula, alface, entre outros são ótimas na questão da digestão, pois são ricas em fibra e ajudam o intestino a trabalhar melhor. Além disso, não interferem, como outros alimentos, na sensação térmica.
Comidas pesadas
Segunda a nutricionista, Ana Karolina Carvalho, o consumo de comidas pesadas deve ser evitado. Isto porque ingerir esse tipo de alimento pode piorar a questão da sensação térmica e ajudar no processo de desidratação.
“Consumir comidas pesadas no calor tem o inconveniente de que, quando a gente se alimenta, nosso corpo já tende a aumentar de temperatura para que a gente faça a digestão. As nossas enzimas, quando estão atuando, elas aumentam a temperatura do corpo. Então como já está muito quente, abusar de refeições pesadas pode fazer com que aumente mais ainda essa sensação térmica e aumente a questão da desidratação. Ou seja, abusar nunca é legal”, finaliza.
No comment yet, add your voice below!