Quem nunca foi surpreendido com uma dor na lombar logo na segunda-feira ao ir ao trabalho? A lombalgia é aquela dor irritante localizada na região mais baixa da coluna, perto da bacia. O incomodo não é caracterizado como doença, mas sua existência serve de alerta para a descoberta de diferentes problemas.
A dor pode variar de leve desconforto, a agonia debilitante e pode ser causada por uma variedade de fatores. A ciência entende que a lombalgia se comporta de duas maneiras: aguda e crônica.
Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, “a forma aguda é o ‘mau jeito’. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém é quase permanente”. Neste artigo, vamos explicar as causas e as opções de tratamento para dor lombar.
Um dos principais fatores que levam ao surgimento da dor é a tensão excessiva dos músculos e ligamentos. Isso ocorre quando uma pessoa, que não tem muito costume com o levantamento de peso, o faz ou até mesmo quem é acostumado faz o movimento de forma brusca e acaba gerando uma tensão sobre aquele músculo e consequentemente se machucando.
Entretanto, é bom destacar, que a maior causa da dor, é frequentemente associada a um problema de postura. Ou seja, indivíduos que passam muito tempo numa mesma postura ao sentar para assistir TV, trabalhar e estudar, especialmente quando não se atentam a forma adequada de manter a postura correta, são afetados pela dor.
Para tratar há diversas formas conhecidas, mas a dica, neste caso, é que se surgiu a dor na lombar, especialmente se acontece com frequência, o ideal é buscar ajuda especializada. Estudos apontam que o tratamento convencional aliado a exercícios físicos orientados são 90% das soluções para o problema.
A Unifísio Saúde tem fisioterapeutas capacitados para ajudar com o problema, pois oferecemos um programa completo, onde o objetivo principal é levar qualidade de vida, restaurar as plenas capacidades musculares, fazendo assim com que haja alívio das dores.
É o médico fisioterapeuta que irá indicar os exercícios necessários para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade. E é somente o médico que pode indicar, em casos graves, a cirurgia. Ela é necessária quando para corrigir condições subjacentes, como hérnia de disco ou estenose espinhal.
No comment yet, add your voice below!