O sono é um pilar importante da nossa saúde, porque promove a recuperação física e mental. Dormir bem deixa o dia produtivo, sem que a pessoa sinta dor ou desconfortos. Mas você já parou para pensar: existe uma posição ideal para dormir?
Essa posição “ideal” vai depender de cada um. Mas se estivermos falando de recém-nascidos, o recomendado, no primeiro ano de vida, é que o bebê durma de barriga para cima.
Costuma-se falar popularmente que dormir de lado é a melhor escolha! Isso procede porque dormir de lado faz com que ocorra o alinhamento da coluna vertebral, além de ser a posição que pode causar menos dores nas costas.
Quando a pessoa dorme de lado, ela mantém toda a coluna alinhada. É necessário ainda que a pessoa coloque um travesseiro na cabeça e outro nos joelhos. Essa altura do travesseiro não pode ser muito alta e nem muito baixa! Basta notar se o pescoço se alinha com o corpo quando o indivíduo está deitado.
Ainda sobre dormir de lado, essa posição ajuda a diminuir o ronco, é bom para e digestão e reduz a azia. Entre os contras, pode causar dor nos ombros e quadris.
Uma outra posição é dormir “de barriga para cima”. Muita gente só consegue dormir dessa forma, o recomendado é colocar um travesseiro embaixo do joelho para que a perna dobre um pouco, principalmente, entre pacientes com problemas no ciático.
Essa posição chega a ser benéfica para pessoas com dor na lombar, quem sofre com congestão nasal e pessoas com dores no pescoço. Indivíduos com dores na costa e refluxo não devem dormir nessa posição!
Sobre a posição “dormir de bruços”, ela é a menos indicada. Existem curvaturas fisiológicas em nosso corpo; quando ficamos de bruços, há a inversão de todas essas curvas. Como existe uma pressão sobre a lombar e o pescoço, é comum que dores sejam causadas.
Se ainda assim, a pessoa insistir em dormir de bruços, recomenda-se dormir com um travesseiro mais fino debaixo da cabeça e outro travesseiro na parte inferior na barriga. Assim, diminui-se a dor lombar.
A má postura na hora de dormir pode causar uma carga excessiva nas estruturas da coluna, ocasionando dor. Sentir dor é o principal sinal de que a pessoa está dormindo incorretamente.
O mais importante é que a pessoa fique à vontade com a posição escolhida para dormir!
Outras atitudes, como fazer atividade física, se alimentar bem e ter regularidade na hora de dormir são fundamentais para um sono reparador.